OSBA apresenta concerto online com foco na música contemporânea; veja como assistir


Concerto virtual vai ao ar na quinta-feira (16), através do anal da Osba no Youtube. Orquestra interpretará obras contemporâneas do austríaco Schoenberg e do baiano Lindembergue Cardoso. Osba apresenta edição online do projeto ‘Futurível’
Fernando Gomes/Divulgação
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), que completa 39 anos neste mês de setembro, apresentará na quinta-feira (16) uma edição online de um dos seus projetos mais inovadores: o “Futurível”, que é dedicado a explorar o repertório sinfônico de compositores contemporâneos. O concerto vai ao ar às 20h, no canal da OSBA no YouTube e é gratuito.
Com regência de Carlos Prazeres, maestro e diretor artístico da Sinfônica da Bahia, a orquestra interpretará “Caleidoscópio II”, do compositor baiano Lindembergue Cardoso (1939-1989) e “Sinfonia de câmara nº 1, Op. 9”, do austríaco Arnold Schoenberg (1874- 1951), compositor vanguardista e pai do dodecafonismo, técnica composicional que utiliza os 12 sons (das sete notas musicais e suas variantes bemol e sustenido) sem hierarquia entre eles.
Para Carlos Prazeres, regente titular e diretor artístico da OSBA, a orquestra deseja com o “Futurível” mostrar tanto a qualidade da produção musical do último século, quanto sua capacidade de nos tocar, já que a música de concerto dos séculos XX e XXI traz referências do período em que vivemos, “uma trilha sonora habitual do nosso mundo”, diz.
O projeto “Futurível” busca inovar e seguir levando a música de concerto em sua pluralidade para o público baiano. batizado com o título de uma canção de Gilberto Gil, o projeto promove um concerto cuja maior característica é aproximar o público da música de concerto contemporânea, que por muitas vezes possuem estilo e sonoridade pouco comuns aos ouvidos da maioria das pessoas. Essas apresentações ganham o apoio de outras expressões artísticas tais como poesia, dança, além do uso de uma iluminação especial e de novas tecnologias, a exemplo de projeção mapeada.
Serviço
Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – Projeto Futurível (apresentação online)
Data: 16 de setembro (quinta-feira)
Horário: 20h
Onde assistir: Canal da Osba no Youtube
Regente: Carlos Prazeres
Programa:
L. CARDOSO – Caleidoscópio II (12’)
A. SCHOENBERG – Sinfonia de câmara nº 1, Op.9 (21’)
Confira mais notícias do estado no G1 Bahia.
Assista aos vídeos do G1 e TV Bahia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.