• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Esse navio elétrico pode ser recarregado em mar aberto

Um navio elétrico (SOV) da holandesa Damen Shipyards Group dispensa paradas em terra para recarregar. Segundo a empresa, será o primeiro do mundo que pode ser carregado usando turbinas eólicas offshore instaladas em mar aberto.

Se trata do SOV 7017, divulgado durante o evento Offshore Energy Exhibition & Conference 2023 em Amsterdã, na Holanda.

Leia mais:

Carregamento em alto mar

  • Imagine um posto de abastecimento em alto mar. Agora, troque as bombas de gasolina por turbinas eólicas. É mais ou menos assim que o SOV 7017 consegue recarregar suas baterias.
  • A embarcação foi projetada para se adequar às estruturas pré-existentes de parques eólicos em mar aberto.
  • Para conseguir se conectar às turbinas, o navio foi equipado com conectores de 4 MW e um sistema com compensação de movimentos, desenvolvido em parceria com a empresa britânica MJR Power & Automation.
Imagem: divulgação/Damen

Paul Cairns, diretor administrativo da MJR, disse ao Electrek que essa nova abordagem de carregamento oferece mais economia e segurança:

Carregar a partir de um ativo offshore representa praticidade ideal, oferecendo um meio de reduzir custos e emissões, e otimizar eficiência sem expor pessoal ou infraestrutura a uma situação potencialmente perigosa

Com a energia de uma única turbina, é possível recuperar a energia das baterias de de fosfato de ferro-lítio em algumas horas, além disso, há dois tipos de sistemas de carregamento a bordo. O primeiro, com capacidade de 15 MWh, é projetada para navegação totalmente elétrica.

Já o segundo, com 10 MWh, é adequado para operações em que 75% do tempo serão realizadas usando propulsão elétrica. Para casos de emergência, o SOV holandês também conta com um velho conhecido a bordo: um motor a diesel.

Como é o navio elétrico

Com 60 cabines para a tripulação e 40 para técnicos, além de instalações de armazenamento e oficinas, o navio elétrico é o maior a usar energia eólica offshore, segundo a Damen. A embarcação tem 70 metros de comprimento e 17 metros de largura.

O post Esse navio elétrico pode ser recarregado em mar aberto apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
  • New Page 1