• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

NVIDIA funda empresa de chips sob demanda para IA, consoles e mais

NVIDIA funda empresa de chips sob demanda para IA, consoles e maisDaniel Trefilio

Em vez de bater de frente com a chegada de mais concorrência no setor de IA e manter hegemonia no segmento, a NVIDIA está optando por diversificar suas operações. Recentemente, a empresa fundou uma nova subsidiária voltada para criar chips sob demanda para diferentes mercados além do de IA, investindo também nos setores de consoles, automotivo e telecomunicações.

  • Nvidia | IA é o próximo ponto de inflexão da indústria de games
  • O que é IA generativa?

Até o momento, a empresa estava quase que exclusivamente focada em produtos para infraestrutura de servidores HPC, computação em nuvem e IA generativa. Ao que tudo indica, a nova empresa irá utilizar a expertise da NVIDIA em IA para entregar soluções personalizadas para nichos mais pulverizados do mercado consumidor, e é provável que mais detalhes sejam revelados durante a Nvidia GTC, em março.

The #GTC24 session catalog is open: Browse 600+ sessions to see what’s in store—from the latest in #generativeAI, accelerated computing, and beyond. Plus, get an additional 20% off your conference pass when you register with code GTCSAVE20. https://t.co/ynmDeNTHPV

– Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia. –

— NVIDIA (@nvidia) February 9, 2024

Diversificando operações

O maior problema de dominar um único segmento é que, apesar do rápido crescimento de lucratividade, a queda de receita também será muito acentuada caso ele se configure em uma bolha. Tanto por isso, a estratégia inicial da Intel e AMD para o mercado de IA já foi de investir em produtos em escala para vários setores, facilitando a adoção de seus produtos e minimizando riscos a médio e longo prazo.

Ainda assim, ao menos parte dessa nova concorrência também mira no setor de infraestrutura pesada, que atualmente é composto praticamente apenas por aceleradores NVIDIA H100 e GH200. Dessa forma, no lugar de tentar manter uma dominância de mercado, a empresa está de olho em, também, entregar produtos em escala, para ganhar espaço – e contratos – ao passo que estes novos setores também se modernizam.

At #HHTD23 we celebrate innovation, technology, and the commitment of Hon Hai (#Foxconn) in building a smarter and greener world. Special thanks to @nvidia & @ZF_Group for sharing the stage with us! Learn more >> https://t.co/b5PU4d2JKv pic.twitter.com/OXBMWETFc2

— Hon Hai Technology Group (Foxconn) (@HonHai_Foxconn) October 20, 2023

Segundo a Reuters, a NVIDIA já teria iniciado negociações com Amazon, Meta, Microsoft, Google e OpenAI para fabricar os chips personalizados para essas empresas integrarem às suas soluções de IA proprietárias. Além disso, a NVIDIA também está desenvolvendo processadores ARM para PCs e fazer frente a Intel e AMD que, atualmente, são os dois players relevantes do setor.

No final de 2023, a NVIDIA ainda anunciou uma série de investimentos e parcerias nos setores de veículos autônomos, telecomunicações, e rumores recentes ainda colocam a empresa na corrida contra Intel e AMD para fornecer a APU dos novos Xbox. Com cada vez mais companhias buscando chips próprios para seus serviços, analistas sugerem que o crescimento projetado para setor de chips personalizados é de US$ 30 bilhões para o próximo ano, justificando o movimento da NVIDIA de abrir uma subsidiária para atender novos clientes em potencial.

  • 🛒 Compre console Xbox Series X pelo melhor preço!
  • 🛒 Compre placa de vídeo GeForce RTX pelo melhor preço!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Forte explosão solar causa apagão de rádio na América do Sul
  • 5 grandes filmes para assistir na Netflix em janeiro de 2024
  • Os 45 filmes mais esperados de 2024
  • Revelada a temperatura da cratera após impacto que matou dinossauros
  • Samsung lança aspirador com escova para pelos de pets
  • Empresa lança SSDs M.2 SCSI para sistemas antigos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
  • New Page 1