Trégua do ‘calorão’? Frente fria promete mudar o tempo em SC e trazer temporais intensos

O tempo nesta terça-feira (13) de Carnaval deve começar a mudar em todas as regiões de Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil, a aproximação e passagem de uma nova frente fria pelo Estado promete chuva intensa em todas as regiões.

NA imagem aparece o forte calor sendo afastado pela passagem de uma frente fria que provoca chuvas

A chegada de uma frente fria deve amenizar as temperaturas a partir da quarta-feira (14), mas promete temporais e chuva intensa em partes de Santa Catarina; saiba quais — Foto: MetSul e Leo Munhoz/Colagem/ND

Ainda, conforme o boletim meteorológico da Pasta, a chuva inicia pelas áreas de divisa e avançam em direção às demais regiões entre a tarde e à noite desta terça-feira.

No amanhecer, as temperaturas variam entre 17°C e 20°C entre os planaltos e no Meio-Oeste e marcam entre 23°C e 29°C nas demais áreas.

À tarde as máximas ainda marcam temperaturas bem altas pelo Estado, variando entre 24°C e 37°C, com as maiores temperaturas ocorrendo do Baixo Vale ao Litoral Norte, seguido do Alto e Médio Vale, Planalto Norte, Oeste, Extremo Oeste e Grande Florianópolis.

Na tarde desta terça-feira, as máximas ainda marcam temperaturas bem altas pelo Estado. – Foto: Claudionir Silva/NDTV

Ainda, conforme um alerta emitido pela Defesa Civil, 0 tempo com a frente fria já começa a apresentar mudanças nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, com a aproximação de áreas de instabilidade associadas a pancadas de chuva e trovoadas.

A chuva e os temporais atingem todas as regiões entre o final da manhã e a noite, podendo ser volumosa em curto espaço de tempo, resultando em risco para alagamentos e enxurradas.

O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas em amarelo do mapa para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica. Veja o mapa abaixo:

Novo alerta emitido pela Defesa Civil aponta chegada de frente fria. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

O alerta inicia às 12h desta terça-feira e se estende até às 23h59.

Quarta-feira com temporais isolados em todas as regiões de Santa Catarina

Na quarta-feira (14) o dia já começa chuvoso nas porções Centro e Leste do Estado, aponta a Defesa Civil. Essa condição é reflexo da passagem da frente fria que somado ao calor e umidade reforça as instabilidades e temporais isolados em todas as regiões de Santa Catarina.

Começando em um dia ensolarado, o domingo (24) terá temperaturas entre 20 ºC e 29 ºC, porém, após às 15h, a previsão é de chuvas com trovoadas. – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

As temperaturas já não sobem tanto como nos dias anteriores, com as mínimas marcando entre 19°C e 23°C no Oeste, Extremo-Oeste, na Ilha de Florianópolis, em todo o Vale do Itajaí e no Litoral norte e entre 13°C e 20°C nas outras regiões.

À tarde as máximas oscilam entre 13°C e 26°C do Meio-Oeste ao Litoral e variam entre 24°C e 34°C no Oeste e Extremo-Oeste.

Frente fria se afasta de Santa Catarina na quinta-feira?

Na quinta-feira (15), a frente fria se afasta do Estado, aponta a Defesa Civil. Conforme a Pasta, essa condição faz com que o dia inicie com tempo aberto no Oeste e Extremo-Oeste e com bastante nebulosidade do Meio-Oeste ao Litoral.

O dia inicia com tempo aberto no Oeste e Extremo-Oeste e com bastante nebulosidade do Meio-Oeste ao Litoral. – Foto: Luiz Fernando Dresch/ND

A partir da tarde, um sistema de baixa pressão localizado no Paraguai, oferece condições para a formação de pancadas de chuva e temporais isolados no Grande Oeste.

Na metade Leste catarinense o dia fica nublado com algumas aparições do sol e chance de chuva nos extremos do dia, em função da circulação marítima.

Chuvas e temporais para os próximos dias em Santa Catarina?

Na sexta-feira (16), as condições para pancadas de chuva e temporais isolados, se estendem para todas as regiões em especial no Grande Oeste. A nebulosidade e chuva mantém as temperaturas amenas no período.

Na sexta-feira (16), as condições para pancadas de chuva e temporais isolados, se estendem para todas as regiões. – Foto: Unsplash/Divulgação/ND

No sábado (17), as instabilidades seguem atuando e provocando chuva ao longo de todo o dia em todo o Estado, com destaque para as áreas entre o Grande Oeste e o Litoral Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.