• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Tributo ao Mês da Mulher, lançamento de livro infantil e curso de astronomia agitam fim de semana em Fortaleza; dicas


Em março, o Planetário Rubens de Azevedo retoma a oferta gratuita do Curso Popular de Astronomia, além de seguir com sessões lúdicas e atividades gratuitas. Confira essas e outras dicas culturais e de lazer. Planetário Rubens de Azevedo retoma curso gratuito sobre Astronomia
Divulgação/Luiz Alves
O mês de março traz reflexões e celebrações sobre a mulher. Comemorado no dia 8, Fortaleza tem atividades de cultura e lazer para o público no Dia Internacional da Mulher. Além disso, a capital ganha o lançamento de um livro infantil, o retorno do Curso Popular de Astronomia no Centro Dragão do Mar e conta com outras opções.
Confira as dicas de cultura e lazer do g1!
LEIA TAMBÉM:
Sine abre 60 vagas de emprego em Fortaleza
Mais dois açudes sangram no Ceará
Livro infantil
Lis escreveu e Bê ilustrou o livro.
Divulgação
Lis Maria, 7 anos, e Bê Alencar, 6 anos, lançam um livro infantil juntos no sábado, de 10h às 13h, na Livraria Leitura do Shopping RioMar Fortaleza. O livro “Lis e suas sapatilhas mágicas” conta a história de uma bailarina de cabelos cacheados e olhos azuis, que, com as sapatilhas rosa neon, pôde dançar por um mundo mágico. “Meu pai adora ler e eu também. Após esse livro, quero escrever outro e mais outros para crianças”, conta Lis.
Atividades gratuitas na Pinacoteca do Ceará
Vista da exposição ‘No lápis da vida não tem borracha’
Divulgação/ Marília Camelo.
De sexta (1°) a domingo (3), a Pinacoteca do Ceará dá início à programação de março com diversas atividades, como as Conversas de Ateliê com o escritor Joca Terron e a artista Jota Mombaça, além da oficina “Caderno de Artista”. O museu oferece também visitas mediadas pelas exposições em cartaz, além de programação infantil. Confira:
No sábado (2), o museu realiza a “Oficina de Ateliê: Caderno de Artista”, das 14h às 16h. Em março, o espaço será dedicado para a produção de cadernos de artista. Na atividade, serão disponibilizados materiais para que os participantes produzam suas criações. A atividade, que é destinada ao público com mais de 15 anos, será mediada por Gi Monteiro e Lígia Bessa. Haverá interpretação em Libras.
A artista Jota Mombaça apresenta, no sábado (2), a Conversa de Ateliê “Afundamento, assombração e escala”, às 17h no auditório. O evento vai abordar as noções de controle, intuição e escala na prática material da artista em arte contemporânea. Haverá interpretação em Libras.
O programa de visitas mediadas “Percursos entrelaçados” tem uma nova edição no sábado (2), das 16h às 17h. Com o tema “Arte e tecnologia”, a atividade se propõe a pensar como o uso da tecnologia influencia diretamente a arte e os processos artísticos. A atividade tem classificação indicativa livre e será mediada por Janaína Bento e Walison Azevedo. Haverá interpretação em Libras.
A programação do fim de semana chega ao último dia com o Ateliê Criança Cria “Maraponga/ Majorlândia: Paisagens de Leo” no domingo (3). Nesta edição, Amanda Oliveira e Liza Maria partem das pinturas de Leonilson que trazem o simbolismo das montanhas e dos locais por onde ele passou. O objetivo é produzir pinturas de paisagens. A atividade é recomendada para crianças a partir de 5 anos e ocorre em dois horários, das 10h às 11h e das 15h às 16h. Haverá interpretação em Libras.
Programação musical para mulheres
Joelma, Madonna, Marília Mendonça e Rita Lee serão homenageadas em tributo
Divulgação
No mês de março, o RioMar Kennedy traz programação musical gratuita, às sextas-feiras, em homenagem ao Mês da Mulher. O empreendimento lança o projeto “Vibe Tributo”. O público poderá aproveitar shows ao vivo de Bruno Carvalho, Amanda Alves, Jessik e Makem, que homenagearão as artistas Joelma, Madonna, Marília Mendonça e Rita Lee.
As apresentações acontecem no palco montado na Praça de Alimentação, no Piso L3, nos dias 1º, 8, 15 e 22 de março, às 19h. A entrada é gratuita.
Happy hour
Uchôa Negro e Alexandre Almeida.
Divulgação
No Shopping Del Paseo, o projeto musical “Sons do Del” continua no horário dos famosos happy hours, às sextas, sempre a partir das 17h. Os covers musicais vão do rock ao forró das antigas. As apresentações acontecem no piso L3, na praça de alimentação.
Confira os detalhes:
01/03- Belchior – Uchôa Negro e Alexandre Almeida
08/03 – Forró das Antigas – Paulinha Coelho
15/03 – Anos 80 – Rádio Retrô
22/03 – RPM – Rádio Pirata
Apresentação de dança
No dia 1º (sexta-feira), às 19h, acontece a apresentação de “Dançarinar” no Centro Dragão do Mar. Desenvolvido pelo artista Joubert Arrais, com a colaboração do/as artistas Mestre Valdir, Dane de Jade e Flávia Gaudêncio, e sob a tutoria de Helder Vasconcelos, o projeto tem pesquisado o dançar solo como brincadeira-treino e improvisação-combate.
O projeto também experimenta interfaces e atualizações do corpo brincante cearense com a relação humano-animal presente nas figuras/entremeios dos reisados de Juazeiro do Norte e nas performances cabaçais solo dos Irmãos Aniceto.
Curso Popular de Astronomia
Planetário Rubens de Azevedo retoma curso gratuito sobre Astronomia
Divulgação/Luiz Alves
Em março, o Planetário Rubens de Azevedo retoma a oferta gratuita do Curso Popular de Astronomia, além de seguir com sessões lúdicas e atividades gratuitas. Com aulas gratuitas nos dias 2, 9, 16 e 23 (sábados), sempre com início às 15h30, na sede do Planetário, o minicurso abordará uma temática diferente a cada encontro.
A formação é indicada para pessoas interessadas em Astronomia e Ciências afins, com idade a partir de 12 anos. As inscrições são abertas sempre na quarta-feira anterior à aula da semana, a partir das 12h, no site do Dragão do Mar ou diretamente na página do Planetário, com limite de 50 vagas por turma.
Cinema
Frame de “Dias Perfeitos”
Divulgação
O Cinema do Dragão inicia nova cine semana com a estreia de ‘Dias Perfeitos’, filme dirigido por Wim Wenders que concorre ao Oscar 2024 na categoria Melhor Filme Internacional. Continuam em cartaz os também indicados à principal premiação de Hollywood: ‘O Menino e a Garça’, ‘Zona de Interesse’, ‘Anatomia De Uma Queda’ e ‘Vidas Passadas. Os ingressos para as sessões regulares custam R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira) de quarta a domingo.
Masterclass de música
Centro Cultural Bom Jardim promove masterclass de música
Divulgação
O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) promove a masterclass “Corpos Sonoros – Experimento Musical com Barbatuques” e recebe o grupo musical paulistano Barbatuques no dia 2 de março, às 9h00.
A atividade é uma iniciativa do Programa de Música da Escola de Cultura e Artes do CCBJ e contará com a presença de Helô Ribeiro e Maurício Maas, dois entre os 13 componentes do grupo Barbatuques. Os convidados facilitarão um momento de exploração e descoberta dos sons produzidos pelo corpo e a utilização deles na produção de ritmos e melodias.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
  • New Page 1