• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Macaé 2030: futuros cenários além do Petróleo” já está disponível para download

Publicação possui dezessete artigos que analisam questões da cidade pela ótica da Agenda 2030. A Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior e do Observatório da Cidade de Macaé, lançou, este mês, na Cidade Universitária, o E-book: “Macaé 2030: Futuros cenários além do Petróleo”.
O livro surgiu de um projeto interinstitucional junto às Instituições de Ensino Superior: CEDERJ; FAETEC – RJ; FEMASS; IFF – Macaé; NUPEM – UFRJ; Pró-Reitoria do IFF; UENF; UERJ; UFF- Macaé; UFRJ – Macaé.
São dezessete artigos publicados que analisam questões da cidade pela ótica da Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU.
A publicação é dividida em 4 partes, sendo elas: Planejamento Urbano, Identidade Gastronômica e Diversificação de Atividades Econômicas; Planejamento Urbano e Rural sob a Ótica da Sustentabilidade no Município de Macaé; Educação para Todos: Redes Colaborativas e Saúde no Contexto da Agenda 2030.
Compondo a Mesa 2030, participaram os pesquisadores: Bruno Ferreira Barzellay, Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor do Curso de Engenharia Civil do Instituto Politécnico da UFRJ.
Atualmente é o Diretor Adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Politécnico – Ipoli; e Gisele Silva Barbosa, Doutora em Urbanismo, Professora no Instituto Politécnico – Centro Multidisciplinar de Macaé da UFRJ, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro do curso de Engenharia Civil do Instituto Politécnico da UFRJ de Macaé, que falaram sobre todo o processo de elaboração do material.
O E-book é fruto dos estão tentando e não irão desistir, dos que estão comprometidos com o aperfeiçoamento constante. Esse é o papel de quem acredita no trabalho realizado a partir do Observatório, que muda na composição dos atores, na forma como se constitui, nas pesquisas que realiza e nas provocações que promove durante uma fala. Porém, a linha que conduz não pode mudar e deve permanecer com sua bússola apontada para construção coletiva de uma sociedade mais humana, mais justa e mais solidária.
O lançamento de um e-book com pesquisas acadêmicas não é algo inédito, mas a cada dia se torna cada vez mais necessário. Os ODS nascem no mundo para promover na sociedade uma reflexão do papel de cada pessoa, de forma individual e coletivamente.
O livro estará disponível na página do Observatório de Macaé no site da Prefeitura Municipal de Macaé, através do link.
Matéria publicada no portal.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
  • New Page 1