• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dentista revela hábito comum que detona seus dentes e causa cáries

Ao pensar em autocuidado, quase ninguém se lembra que a rotina de escovar os dentes também fazer parte do processo. Para muitas pessoas, essa etapa já é feita de maneira automática desde a infância. Entre os diversos hábitos para manter o bem-estar, a escovação é o menos glamouroso. Mas será que as pessoas sabem a forma correta de escovar os dentes? Especialistas garantem que não.

Em entrevista para o site Fortune Well, especializado em saúde e bem-estar, a dentista Lilya Horowitz contou que a maioria dos pacientes cometem o mesmo erro: não enxaguam a boca com água antes de começar a escovação. Para entender a importância de limpar a boca antes de escovar, é preciso conhecer o papel da saliva.

“Cada vez que você come, sua saliva decompõe os alimentos para digestão, o que criará um subproduto ácido. Isso leva a maior proliferação de bactérias e um acumulo de placa dental, então, enxaguar a boca com água pode ajudar a diminuir o pH da região”, contou Lilya Horowitz.

Mas o que é pH?

Ph de um boca saudável precisa estar neutro ou alcalino
Ph de um boca saudável precisa estar neutro ou alcalino

O pH – ou hidrogênio potencial – significa o nível de compostos ácidos e básicos no corpo. A escala de acidez varia de 0 (mais ácido), 7  (neutro) e 14 (alcalino), sendo o ideal para saúde da boca que o pH permaneça neutro ou básico.

Quando uma pessoa faz uma refeição, a saliva fica naturalmente mais ácida e, de acordo com o cirurgião-dentista Jason Auerbach, quando a boca atinge o pH abaixo de 4,5, isso contribui para um maior risco de surgimento de cáries.

Enxaguante bucal

Enxaguante bucal não substituí a necessidade de fazer bochecho com água
Enxaguante bucal não substituí a necessidade de fazer bochecho com água

Nos casos em que os pacientes relatam já terem o hábito de usar as marcas de enxaguante bucal depois das refeições, os especialistas alertam que essa prática não substitui a necessidade de fazer o bochecho com água.

“A principal vantagem de usar enxaguante bucal é [para] a halitose – também conhecida como o mau hálito. Então, o maior problema é que, na maioria das vezes, os enxaguantes bucais são ácidos e, portanto, não são bons para a superfície do esmalte”, diz Auerbach.

Horowitz concorda com a afirmação do colega de profissão. Para ela, muitos desses produtos são feito à base de  álcool, ingrediente que reduz o pH e resseca os tecidos moles que revestem as paredes internas da boca, podendo levar ao desenvolvimento de problemas nas gengivas ao longo do tempo.

A melhor hora de escovar os dentes

Depois de uma refeição, o ideal é esperar de 30 a 60 minutos antes de escovar os dentes 
Depois de uma refeição, o ideal é esperar de 30 a 60 minutos antes de escovar os dentes

Apesar de muitos acharem que, depois de comer, a escolha mais saudável é escovar os dentes, Jason Auerbach garante que não é bem assim.

“Às vezes, depois de uma refeição ácida, escovar os dentes não é necessariamente a melhor coisa, porque o esmalte fica um pouco mais macio e pode causar alguns danos”, disse Auerbach.

Segundo o especialista, por mais que seja seguro enxaguar a boca com água logo depois de comer, o ideal é esperar de 30 a 60 minutos antes de escovar os dentes para evitar danificar o esmalte.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
  • New Page 1