Parque Nacional de Ilha Grande registra terceiro incêndio do ano, e animais mergulham no Rio Paraná para escapar do fogo


Nesta sexta-feira (10), equipes de brigadistas tentavam controlar as chamas, que começaram a atingir a área do parque na madrugada de quarta-feira (8); causas do incêndio serão apuradas. Animais cruzam rio Paraná para escapar do fogo no Parque Nacional da Ilha Grande
Equipes de brigadistas trabalharam, nesta quarta-feira (10), na tentativa de controlar o terceiro incêndio de 2021 registrado no Parque Nacional de Ilha Grande.
O parque fica localizado na divisa do Paraná com o Mato Grosso do Sul, e já havia registrado outros dois incêndios no mês de agosto. Em um dos casos, bombeiros e brigadistas trabalharam por seis dias para combater as chamas.
Animais terrestres e pássaros foram flagrados pulando no Rio Paraná para tentar escapar das chamas.
Segundo o consórcio intermunicipal que atua nos municípios da região do parque, o registro desta semana é o maior incêndio do ano. Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre a área atingida pelo fogo.
PodParaná #41: Vítima de incêndios, Parque de Ilha Grande guarda belezas naturais e biodiversidade
10 brigadistas trabalharam nesta sexta-feira, no combate às chamas e na busca por estratégias para proteger os animais. Eles contam com reforço de equipes da Polícia Militar (PM) e bombeiros.
Em um vídeo gravado no parque, nesta semana, homens acompanhavam de barco a movimentação no local e flagraram animais pulando no rio para se proteger.
“Animal está pulando na água, para não morrer queimado. O fogo foi chegando na barranca, e o bicho, para não morrer, salta na água, já é o segundo que saltou aqui”, diz o autor do vídeo.
O Instituto Chico Mendes (ICMBio) informou que o incêndio começou em Altônia, no noroeste do Paraná, fora da área de preservação, na madrugada de quarta-feira (8).
Parque Nacional de Ilha Grande registra terceiro incêndio do ano, e animais pularam no rio Paraná para escapar
Reprodução/RPC
Segundo o instituto, o tempo seco contribuiu para que as chamas se espalhassem. As causas do incêndio ainda serão apuradas.
Nesta sexta, o fogo já havia atingido uma área no município de Alto Paraíso, também no noroeste. Um drone deve ser usado para um fazer levantamento de quanto território foi atingido.
Vídeo mostra animais pulando na água do Rio Paraná para tentar escapar de incêndio
Reprodução/RPC
Em mais de 750 km² de extensão, Ilha Grande abriga os biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.
Ao todo, a área pertence a nove municípios, sendo Altônia (PR), São Jorge do Patrocínio (PR), Alto Paraíso (PR), Guaíra (PR), Icaraíma (PR), Mundo Novo (MS), Eldorado (MS), Naviraí (MS) e Itaquiraí (MS).
Parque Nacional de Ilha Grande está em chamas
Assista aos vídeos mais acessados do G1 PR
Veja mais notícias da região no G1 Norte e Noroeste.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.