PM negocia desmobilização de manifestantes em Brasília: “Eles vão sair”, diz Ibaneis

Desde as 6h desta sexta-feira (10/9), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) intensificou a negociação para que manifestantes pró-Bolsonaro que ocupam a Esplanada dos Ministérios há quatro dias desmontem estruturas e deixem o local pacificamente.

À coluna Grande Angular, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que os manifestantes deixarão o acampamento montado na Esplanada: “Eles vão sair”. Questionado se a desmobilização ocorreria por meio de negociação ou da força policial, Ibaneis respondeu que “negociação tem limite”.

O comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, afirmou à coluna que os manifestantes estão saindo de forma gradual e a previsão é de que o acampamento seja completamente desmontado até o fim do dia. “O direito de manifestar não será impedido. Agora, colocar estruturas não autorizadas em uma via pública como a Esplanada dos Ministérios não é possível”, assinalou.

O trânsito na Esplanada foi fechado no domingo (5/9) para segurança da área em razão dos protestos marcados para 7 de Setembro. Na segunda (6/9), o grupo a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) descumpriu acordo com a PMDF e entrou com caminhões e ônibus na via.

Segundo o comandante-geral da PMDF, não houve confronto físico até o momento. “Nenhuma polícia de Estado quer usar a força contra o cidadão. A PMDF não tem esse histórico. Mas, se for necessário – e usando a proporcionalidade para que algumas pessoas saiam, caso não respeitem o que foi tratado e quando o direito coletivo estiver sendo prejudicado – a PMDF tem condições de fazer”, disse.


0

Na quinta-feira (9/9), o ministro do  Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Ilan Paciornik negou um pedido para que o Governo do DF fosse proibido de usar a força policial para retirar os manifestantes do local.

Chefe do Centro de Comunicação Social da PMDF, o coronel Edvã Sousa disse que os manifestantes já não vão mais cozinhar na Esplanada, como vinham fazendo nos últimos dias. “A gente não teve prisões hoje nem houve necessidade de utilizar meio para contenção de força. Às vezes, existem conversas mais acirradas, mas tudo normal dentro da mesa de negociação”, frisou.

O post PM negocia desmobilização de manifestantes em Brasília: “Eles vão sair”, diz Ibaneis apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.