Por falta de novas doses, GDF não antecipará D2 nesta semana

A Secretaria de Saúde informou, nesta segunda-feira (13/9), que não deve antecipar nesta semana novas datas para a aplicação da segunda dose das vacinas para quem tomou AstraZeneca ou Pfizer no Distrito Federal. Até então, o governo local mantinha a tendência de anteceder em até três semanas a data do ciclo total da imunização.

A decisão ocorreu por causa da falta de novos repasses das vacinas do Ministério da Saúde específicas para a chamada D2, exclusiva para a segunda dose. As declarações ocorreram durante coletiva de imprensa realizada pela Secretaria da Saúde do DF.

“Por enquanto, não faremos o adiantamento nesta semana. Vamos aguardar o recebimento de novas doses para que a gente possa avançar, fazer a nova divulgação e fazer a nova divulgação de adiantar de calendário”, disse o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

Na semana passada, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou que liberaria a vacinação com a segunda dose para quem estivesse com a data prevista até 24 de setembro. Com isso, esse público continua sendo contemplado até que a secretaria anuncie novos avanços no calendário.

Nova faixa etária

Durante a coletiva de imprensa, a Secretaria de Saúde também confirmou o início da vacinação contra a Covid-19 de adolescentes com 14 e 15 anos na próxima quarta-feira (15/9).

De acordo com Valero, o Ministério da Saúde repassou mais 77.222 da Pfizer para aplicar como primeira dose nesses jovens. O imunizante é o único com autorização para a faixa etária.

Segundo o subsecretário, com as doses que já estão na Rede de Frio, o número ultrapassará as 100 mil doses para essa faixa etária. O grupo tem 89.453 pessoas.

 

 

O post Por falta de novas doses, GDF não antecipará D2 nesta semana apareceu primeiro em Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.