Preparação para o mercado de trabalho também é possível no Integra Coopera


Espaço Comunitário Colaborativo oferece o Programa para cooperados e familiares que vivem na área de atuação da Cooperativa Encontrar a primeira oportunidade profissional ou se recolocar no mercado de trabalho são desafios para milhões de brasileiros. Em busca de unir quem deseja trabalhar com quem precisa contratar, o Integra Coopera, Espaço Comunitário Colaborativo da Coopera, já está promovendo um Programa de Capacitação com foco em preparação para o mercado de trabalho. A iniciativa é uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Forquilhinha, a CDL, e a Associação Empresarial de Forquilhinha, a Acif.
O Programa direcionado a jovens e adultos é dividido em módulos, que abordam as relações com o trabalho, a elaboração de currículos, a postura em entrevistas de emprego, e ainda os aspectos comportamentais mais observados pelos contratantes. “O mercado está aquecido e há muitas oportunidades. Mas é preciso atitude, preparação e dedicação para se recolocar ou procurar o primeiro emprego”, destaca Lurdes Manfioleti, psicóloga, recrutadora e uma das facilitadoras da iniciativa.
De acordo com a profissional, a dica para quem deseja dar um novo rumo para a carreira é relacionar as habilidades. “Mesmo sem contar com a ajuda de um profissional especializado, é possível listar todas as aptidões. É aquilo que você sabe e gosta de fazer. E por que não em ir em busca de uma chance que se alinhe a isso?”, explica Manfioleti.
Já para os pais que querem apoiar os filhos na busca do primeiro emprego, a psicóloga reforça: apoiar é importante, mas a iniciativa precisa ser do jovem. “O pai ou mãe podem até ajudar identificando as vagas possíveis. Mas quem precisa ligar pra empresa e ir enviar o currículo, é o filho ou a filha”, lembra ela.
Nova turma em setembro e encaminhamento para o mercado
Uma nova turma do Programa deve ser aberta na segunda quinzena de setembro. Além de ter acesso aos conteúdos, os participantes também terão a oportunidade de deixar o seu currículo em um banco de talentos da CDL e ACIF. “Com essa parceria, a gente procurou solucionar uma necessidade que também é do contratante. Eles são cooperados e nos contam sobre o desafio que é encontrar mão de obra qualificada”, afirma Josi Jacques, coordenadora do setor de cooperativismo da Coopera.
Projeto do Integra Coopera
Divulgação
O Programa de Capacitação com foco em preparação para o mercado de trabalho é válido para cooperados e familiares que vivem na área de atuação da Coopera.
Confira o especial Integra Coopera no G1.
Leia também
Projeto Espelho, espelho meu transforma o sorriso e a autoestima de crianças
Conheça o Integra Coopera: uma casa que conecta empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.