Q-Grader fala da relação com o café: ‘Somos companheiros inseparáveis’


Rafael Marques Cota é um profissional que dá selo de qualidade aos cafés especiais. Uma das fases para obter o certificado internacional é acertar 100% de uma caixinha com 36 aromas. Q-Grader fala da relação com o café: ‘Somos companheiros inseparáveis’
O Globo Repórter de sexta-feira (10) mostrou a relação do brasileiro com o café. Conhecemos um especialista: Rafael Marques Cota tem título internacional de Q-Grader, o profissional que dá selo de qualidade aos cafés especiais.
“É uma paixão. Além de ser um meio de ganhar a vida, de sustento, é amor, realmente amor”, afirma.
Uma das fases para obter o certificado internacional é acertar 100% de uma caixinha com 36 aromas que podem estar presentes no café. Rafael conta que acertou todos. “Muitos anos treinando”, diz.
Rafael Marques Cota é um profissional que dá selo de qualidade aos cafés especiais
Globo Repórter/ Reprodução
Em uma van customizada, ele vai em busca de cafés especiais. Com algumas caixas de feira e equipamentos compactos, montou o próprio laboratório ambulante. Dentro do veículo, tem uma cafeteria, torradores para torrar as amostras e um moinho profissional.
Nas visitas que faz aos cafezais, além de avaliar tudo Rafael ensina, leva tecnologia e dissemina consciência ambiental.
Mesmo quando não está circulando pelos cafezais, ele trabalha para melhorar a qualidade do café. “Somos companheiros inseparáveis”, afirma.
Rafael Marques Cota é um profissional que dá selo de qualidade aos cafés especiais
Globo Repórter/ Reprodução
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.