Queimadas causam ‘chuva preta’ em São Sebastião do Paraíso; especialista explica


Registros feitos por moradores da cidade nesta quinta-feira (9) mostram água preta que caiu com a chuva. Moradores de São Sebastião do Paraíso registram ‘chuva preta’ nesta quinta-feira
Uma forte chuva que caiu na tarde desta quinta-feira (9) em São Sebastião dos Paraíso fez com que os moradores tivessem a sensação de que o dia havia virado noite. Conforme os registros feitos pelos habitantes, a água estava escura e com cheiro de fuligem.
As varandas das casas e alguns quintais, por exemplo, ficaram com o chão sujo devido à água com aspecto escuro que caiu com a chuva.
De acordo com Ana Ávila, que é meteorologista do Cepagri (Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura), a água escura e o cheiro de fuligem se devem às queimadas que têm ocorrido na região.
Queimadas causam ‘chuva preta’ em São Sebastião do Paraíso
Reprodução/EPTV
A meteorologista também destacou que as partículas escuras das queimadas ficam suspensas na atmosfera e podem cair junto com a chuva, assim como ocorreu em São Sebastião do Paraíso.
“Quando as primeiras chuvas vêm, elas trazem essa fuligem, essas partículas bem pequenas que ficaram em suspensão na atmosfera. E é como se a água estivesse suja. Na verdade, a água está bem suja, se colocar em um copo, essa água que cai da chuva, é escura. E ela é reflexo das queimadas que ocorrem na região”, disse.
Moradores coletaram água preta que caiu durante chuva em São Sebastião do Paraíso (MG)
Reprodução/EPTV
A especialista ressaltou que a água desta maneira não possui nenhum problema de ser chuva ácida ou alguma questão química que causa problemas de saúde. No entanto, ela destaca o problema ambiental deste tipo de situação.
“Muito provavelmente, se for feita uma análise química dessa chuva, ela não tem problema de chuva ácida, não tem o problema químico que traga problema à saúde. Mas, ela tem o problema ambiental, de se depositar nos rios”, falou.
VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas
Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.