Quinze vietnamitas fogem da epidemia de covid-19 a bordo de um caminhão refrigerado

Quinze vietnamitas, entre eles um menino de 7 anos, foram encontrados pela polícia escondidos em um caminhão refrigerado quando tentavam fugir do sul do país por causa de um surto de coronavírus sem precedentes, informou a imprensa oficial nesta segunda-feira (13).

“Sabíamos que era muito perigoso viajar em um caminhão fechado e refrigerado, mas corríamos um risco muito maior de nos infectarmos com o coronavírus”, declarou um dos viajantes frustrados, citado pela mídia.

Quando o caminhão foi interceptado, já havia percorrido dezenas de km desde Dong Nai, uma província industrial que nas últimas semanas registrou dezenas de milhares de casos de covid-19.

Em outubro de 2019, foram encontrados os corpos de 39 migrantes vietnamitas em um caminhão refrigerado na Inglaterra, o que provocou grande indignação a nível internacional.

Muito afetado pela lentidão em sua campanha de vacinação, o Vietnã – apontado em 2020 como país exemplar no combate à pandemia graças a uma rígida política de quarentena e rastreabilidade das pessoas infectadas – vive atualmente um grave surto da doença.

Desde o final de julho, as autoridades contabilizaram mais de 15.000 mortes, contra apenas poucas dezenas um ano atrás.

Ho Chi Minh (ex-Saigon), pulmão econômico do país, está no olho do furacão. Parece uma cidade sitiada após a mobilização de milhares de soldados e reservistas para controlar que as restrições sanitárias sejam cumpridas.

Apenas 5% da população do país recebeu as duas doses da vacina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.