Referência de tratamento da Covid-19 no sudeste do PA, hospital regional desativa leitos, após queda da doença


Unidade hospitalar passou a retomar atendimentos eletivos atendendo 22 municípios da região. Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso
Reprodução / Ascom HRSP
Em Marabá, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) desativou leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, com a queda dos casos da doença. A unidade passou a retomar os atendimentos eletivos seguindo diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
As alas para atender pacientes graves com o novo coronavírus foram instaladas em março de 2020, com 52 leitos, sendo 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 leitos clínicos.
Ao todo, foram atendidos 981 pacientes, sendo 588 recuperados, três transferidos e 390 óbitos, atendendo a cerca de 1 milhão de pessoas de 22 municípios da região.
O diretor hospitalar Valdemir Girato afirmou que a desativação ocorreu após reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise, criado para combater a doença na região.
“Após ser referência, voltamos com 100% dos nossos atendimentos eletivos que durante a pandemia foram reprimidos. Mas caso necessitem novamente dos nossos trabalhos, iremos estar prontos para combater o vírus que infelizmente tirou muitas vidas”, anunciou.
Visitas de familiares aos internados também estão retomadas normalmente a partir desta semana, seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Atendimento pós-Covid-19
O HRSP está promovendo acompanhamento de pacientes com sequela da Covid-19. O atendimento é realizado por equipe multiprofissional, destacada especialmente para atender casos de pessoas que continuam apresentando sintomas persistentes após a recuperação.
Para agendar consultas é necessário entrar em contato por telefone, no número (94) 98116-1989, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Os atendimentos são realizados uma vez por semana, e já beneficiam aproximadamente 200 pacientes com consultas e exames laboratoriais.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no G1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.