Sexta-feira, 10 de setembro


Veja o que você precisa saber para começar o dia bem-informado. Bom dia. O recuo de Jair Bolsonaro após os discursos antidemocráticos de 7 de setembro. Caminhoneiro foragido, Zé Trovão está no México. Tiago Leifert vai deixar a TV Globo. Uma troca de noivos na última hora. Entenda como uma tartaruga pode ser considerada invasora. E o Brasil segue 100% nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
O recuo de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro em imagem de 2 de setembro de 2021
Adriano Machado/Reuters
Dois dias após os discursos antidemocráticos de 7 de setembro, Jair Bolsonaro voltou atrás e disse que “agiu no calor do momento” . O presidente foi aconselhado pelo antecessor Michel Temer a divulgar um ‘manifesto de pacificação’ intitulado ‘Declaração à Nação”. Veja a íntegra aqui.
A divulgação do documento repercutiu entre parlamentares e autoridades: “O leão virou um rato”, declarou o governador João Doria.
E durante o encontro com Bolsonaro, Michel Temer sugeriu uma ligação para Alexandre de Moraes, que foi alvo dos ataques do presidente. Bolsonaro topou a ligação no ato.
Octavio Guedes: Temer já salvou Bolsonaro com uma carta em 1999

Caminhoneiro foragido
Caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé Trovão
Reprodução/Redes sociais
A Polícia Federal monitora o caminhoneiro foragido após ter sido alvo de um mandado de prisão em 20 de agosto expedido pelo Supremo. A PF identificou que ele está em um hotel no México. Nas redes sociais, ele divulgou vídeo no qual relata que representantes da embaixada brasileira procuraram o hotel em que ele estava.
E O Assunto analisa, com o comentarista da GloboNews Valdo Cruz e o economista Claudio Frischtak, a ameaça do bolsonarismo de caminhão. OUÇA o podcast.

A despedida de Leifert
Tiago Leifert se despede da Globo no ‘The Voice Brasil’
Tiago Leifert deixará a TV Globo após 15 anos. O apresentador ficará no comando do “The Voice Brasil” até 23 de dezembro, e depois deixa a emissora. Os novos apresentadores das próximas edições do “BBB” e do “‘Voice” ainda serão definidos.
Do esporte ao ‘BBB’: vídeo relembra trajetória de Leifert
Números da pandemia
A média móvel de mortes por Covid se mantém em queda e é de 457 por dia – a mais baixa desde 13 de novembro. Em seu pior momento, a curva da média móvel chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano. Mais de 70 milhões estão com a vacinação completa.
11 de Setembro
Sobrevivente do 11 de Setembro relembra atentados nos EUA
Na manhã de 11 de setembro de 2001, o brasileiro Larry Pinto de Faria Jr., na época com 43 anos, atendia a um cliente por telefone quando, às 8h46, ouviu um estrondo, sentiu sua mesa tremer e viu, pela janela ao lado, destroços caindo do céu: estava na torre norte do World Trade Center, em Nova Iork, a primeira atingida por um avião nos ataques que mataram 2.996 pessoas. Aos 63 anos e morando em São Paulo, o economista contou ao G1 suas memórias daquele dia, há 20 anos. Veja vídeo acima.
Veja como George W. Bush e outras pessoas receberam a notícia dos atentados de 11 de setembro
.
Marco temporal
O Supremo suspendeu ontem o julgamento sobre a demarcação de terras indígenas. O tema voltará a ser discutido na semana que vem com o voto do ministro Nunes Marques. O relator Edson Fachin se posicionou contra a aplicação da tese.
Para entender: o STF julga, desde o dia 26 de agosto, se a demarcação de terras indígenas deve seguir o critério que define que índios só podem reivindicar territórios que já eram ocupados por eles antes da data de promulgação da Constituição de 1988.
Desde 24 de agosto, milhares de indígenas, de 172 etnias diferentes, acompanham o julgamento acampados em Brasília e são contra o reconhecimento do marco temporal. Entenda o motivo aqui.
Clima
A sexta-feira deve ser chuvosa em São Paulo e Rio. Isso porque a formação de um ciclone extratropical sobre o Sul vem impactando o clima pelo país. De acordo com um especialista ouvido G1, o fenômeno não é novidade e não oferece risco à população.
Troca de noivo
Arquiteto do Rio troca de noivo na véspera do casamento e surpreende os convidados

Imagine organizar um casamento de mais de R$ 250 mil e, de última hora, trocar de noivo? Foi o que fez o arquiteto Eder Meneghine, que se desentendeu com o ex-parceiro faltando menos de 24 horas para a cerimônia. Mesmo surpreendidos, os convidados apoiaram a troca, e disseram que a festa ‘foi 10 vezes melhor’. O vídeo acima mostra o momento em que o noivo anuncia a troca de noivo no altar.
Tartarugas invasoras
As tartarugas invasoras que se tornam canibais
Tartarugas invasoras viram canibais, expulsam animais nativos e são proibidas na Europa e na Austrália. Animal é nativo da América do Norte. Exemplares podem medir até 30 centímetros de comprimento, chegando a viver 30 anos e custam 5 dólares na Índia. Veja mais no vídeo acima.
Futebol
O Brasil venceu o Peru, segue 100% e lidera as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Messi fez 3 gols, superou Pelé e garantiu vitória da Argentina sobre a Bolívia. Veja os resultados, a classificação e os próximo jogos. Vídeo abaixo mostra os gols da rodada.
Seleção vence o Peru e segue 100% nas Eliminatórias para a Copa
Você viu?
Romário é internado em hospital no Rio
‘Matrix: Resurrections’: quarto filme da saga ganha primeiro trailer
Vídeo: luzes surgem durante terremoto no México
Desaparecidos: meninos de Belford Roxo foram mortos por traficantes, diz polícia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.