Terça-feira, 14 de setembro


Veja o que você precisa saber para começar o dia bem-informado. Bom dia. Comissão retoma depoimentos na CPI da Covid e pode, se precisar, chamar a PF para buscar depoente. O Pantanal queimou – sem controle – no ano passado. A exposição Amazônia, de Sebastião Salgado, chega em live. O Assunto analisa se a fase “moderada” de Bolsonaro vai durar. O G1 vai completar 15 anos e traz o especial 15 hits em 15 anos. E tire dúvidas sobre Open Banking.
CPI da Covid
Por decisão da Justiça Federal, dois suspeitos de irregularidades na negociação da vacina Covaxin vão ter que comparecer à CPI da Covid para prestar depoimento nesta semana. O advogado Marcos Tolentino deve depor nesta terça (14).
Amigo pessoal do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, Tolentino é suspeito de ser o verdadeiro dono do Fib Bank. A empresa emitiu uma carta-fiança de R$ 80,7 milhões como garantia para compra da Covaxin, negócio cancelado por causa de denúncias de irregularidades. Senadores encontraram indícios de que a garantia oferecida pelo Fib Bank pode ter sido uma fraude.
O pedido para não ser obrigado a comparecer à comissão foi negado pela ministra Carmen Lúcia. Agora, se Tolentino não comparecer, a Polícia Federal pode ser acionada.
E na quarta (15) a comissão deve receber Marcony Faria, apontado como lobista da Precisa Medicamentos. Ele teria, inclusive, atuado para fraudar licitações no Ministério da Saúde.
Queimadas no Pantanal
Extermínio no Pantanal: 17 milhões de animais morreram nas queimadas em 2020, diz estudo
Pelo menos 17 milhões de animais vertebrados morreram em consequência direta das queimadas no Pantanal no ano passado. É o que mostra um estudo realizado por 30 pesquisadores de órgãos públicos, de universidades e de organizações não-governamentais.
Relembrando: no ano passado, o Pantanal foi consumido pela maior tragédia de sua história, com a destruição de cerca de 4 milhões de hectares, o que representou 26% da área de todo o bioma. Cerca de 4,6 bilhões de animais foram afetados e ao menos 10 milhões morreram.
Uma sucuri viva entre 9 milhões de cobras mortas: achado traz esperança para pesquisadora no Pantanal.
Sebastião Salgado e a Amazônia
Exposição Amazônia apresenta fotos poucas conhecidas de Sebastião Salgado.
Divulgação
Fotos de matas, rios e montanhas da região amazônica, como o Monte Roraima, poderão ser vistas nesta terça-feira na exposição Amazônia, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Mostra será transmitida ao público brasileiro pela primeira vez através do Youtube, às 14h. Serão 200 grandes painéis.
Números da pandemia
Com quase 35% dos brasileiros com a vacinação completa, a média móvel de casos de Covid no país é a menor desde maio de 2020. Enquanto isso, a média móvel de mortes completou três semanas em queda. Veja a situação dos estados.
Passaporte de vacinação: o Rio começa a exigir nesta quarta-feira que cariocas e turistas apresentem o comprovante de vacinação contra a Covid para entrar em locais de uso coletivo. Segundo o prefeito Eduardo Paes (PSD), o “passaporte de vacinação” é uma “preparação para a abertura” do município. Entenda como a medida deve funcionar
Enem
Começa hoje o prazo de inscrição no Enem 2021 para quem teve isenção no exame em 2020, mas não compareceu nos dias das provas. Os inscritos realizarão o exame em 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com a edição do Enem para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).
Para os demais participantes do exame que já tiveram a inscrição confirmada, a aplicação das provas será mantida nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.
A reabertura foi determinada pelo Supremo e pode garantir inscrição com isenção de taxa para quase 3 milhões de estudantes que ficaram isentos no ano passado, mas não compareceram às provas por medo da Covid-19.
Unicamp 2022: comissão encerra inscrições do vestibular nesta terça-feira; saiba como fazer
O Assunto
O golpismo escancarado do presidente da República no 7 de Setembro provocou palavras duras de autoridades importantes, mas, apenas dois dias depois, a temperatura baixou. Mas o “Jair Bolsonaro moderado” vai durar? Ouça a análise.
MET Gala
Anitta e o designer Alexandre Birman chegam ao Met Gala 2021
Theo Wargo/Getty Images North America/Getty Images via AFP
O baile de gala anual do Metropolitan Museum of Art (Met), em Nova York, reuniu ontem diversos artistas após os EUA vacinarem a maior parte de sua população. O tema deste ano é: Na América, um léxico na moda.
A cantora Anitta compareceu ao evento pela primeira vez, e os destaques nos looks ficaram por conta de Billie Ellish, o rapper Lil Nas X, a atriz Anya Taylor Joy e a deputada Alexandra Ocasio-Cortez. Veja as fotos aqui.
15 hits em 15 anos
Veja 15 hits que marcaram os 15 anos do G1
O G1, portal de notícias da Globo, completa 15 anos no ar neste sábado (18). Para celebrar o aniversário, a editoria de Pop & Arte publica nesta semana vídeos e listas com as séries, músicas, filmes e novelas mais importantes desde 2006.
Nesse baile de 15 anos, é impossível o DJ se apegar a só um tipo de som. No vídeo acima, veja os hits que mais marcaram cada ano desde 2006, de soul sofredor a sertanejo festivo.
Open Banking
Sistema integrado de compartilhamento de dados financeiros promete tornar produtos e serviços bancários mais competitivos. O G1 preparou um apanhado de respostas para as principais dúvidas sobre o tema. Mande sua pergunta.
Você viu?
Troca de noivo: ex de arquiteto que trocou de noivo em festa de casamento diz que foi traído
Assalto no Paraná: suspeito morre depois de atirar acidentalmente contra si próprio
Santa Catarina: menino de 2 anos é picado por animal não identificado e morre
‘Fria e calculista’: delegado fala sobre viúva de empresário assassinado em Cuiabá
Beatriz Winck: sumiço em excursão a Aparecida é mistério desde 2012
Gigante extinto: empresa anuncia US$ 15 milhões para trazer à vida um mamute de 10 mil anos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.