Whindersson Nunes envia avião para ajudar no combate a incêndio na região do Parque da Serra da Capivara


O parque concentra a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas. O fogo começou na terça-feira (7) e ainda não foi controlado. Whindersson envia avião para ajudar no combate a incêndio na região da Serra da Capivara
O humorista piauiense Whindersson Nunes anunciou na noite deste sábado (11) que vai enviar um avião para ajudar no combate ao incêndio de grandes proporções que ameaça o Parque Nacional da Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, Sul do Piauí. O fogo começou na terça-feira (7) e ainda não foi controlado.
O Parque Nacional da Serra da Capivara concentra a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas e é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação.
“Tá chegando São Raimundo Nonato, meu segurança tá aí já, se precisa de mais nois manda mais e eu perturbo os artista tudim aqui no whats. Nois por nois e quem achar ruim q se rasgue. Amanhã de manhã a operação começa Folded hands”, postou Whindersson na rede social.
Initial plugin text
O avião saiu neste sábado de Barreiras, na Bahia, e será utilizado para lançar água nos focos de incêndio em São Raimundo Nonato.
Durante a semana, o Corpo de Bombeiros do Piauí chegou a acionar a Secretaria de Segurança do Ceará e o Corpo de Bombeiros do Maranhão para enviar aeronaves para ajudar no combate ao incêndio.
Um helicóptero da Polícia Militar do Piauí foi enviado neste sábado (11) ao município de São Raimundo Nonato. A aeronave modelo Robson 44 vai trabalhar mais na área do reconhecimento dos focos de incêndio.
LEIA TAMBÉM
Incêndio atinge Parque Nacional da Serra das Confusões, maior área de preservação da caatinga
Como enfrentar o tempo seco e a poluição das queimadas?
Piauí tem a 5ª maior quantidade de focos de incêndio do país em setembro
Bombeiros controlam incêndio nas serras na divisa entre Piauí e Ceará após 16 dias
Incêndio no assentamento Novo Zabele é extinto nessa sexta-feira (10)
Divulgação /Corpo de Bombeiros
Ao todo, 35 pessoas estão trabalhando no combate ao incêndio em São Raimundo Nonato, entre bombeiros do Piauí e da Bahia, e brigadistas do Instituto Chico Mendes [ICMBio] e técnicos da prefeitura.
“Nosso objetivo é evitar que o incêndio chegue ao Parque da Serra da Capivara. O fogo está contido em uma área cercada por aceiros [cortes na mata] para evitar que se propague até o parque”, informou.
Incêndio ameaça Parque Nacional da Serra da Capivara
Arquivo pessoal/Joaquim Neto
Em São Raimundo Nonato, o maior foco do incêndio se concentra na Serra dos Gringos, a 8 km do Parque Nacional Serra da Capivara. Outro foco de menor proporção se concentra no Baixão dos Diógenes, zona urbana do município, onde há poucas casas.
O fogo no município iniciou no dia 7 de setembro e chegou atingir casas e propriedades. Conforme a prefeitura, as famílias atingidas estão sendo cadastradas para receber um auxílio. Ainda não há informações de quantas pessoas serão beneficiadas.
O incêndio na região do Parque Nacional da Serra da Capivara, Sul do Piauí, foi visto do espaço. O satélite capturou o momento de maior incidência do fogo na área.
Incêndio na região do Parque Nacional da Serra da Capivara é visto do espaço
Reprodução
Incêndio no Parque da Serra das Confusões
Neste sábado (11), um incêndio atingiu o Parque Nacional da Serra das Confusões, entre Tamboril do Piauí e Canto do Buriti, Sul do estado. O lugar é a maior área de preservação de caatinga do planeta, com 802 mil hectares, onde viveram os animais da megafauna.
A Serra das Confusões guarda vestígios dos primeiros homens das Américas. A ocupação mais antiga seria de 8 mil anos. A mais recente, por volta de 3,6 mil anos.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Piauí, o fogo atingiu uma área pequena do parque. Brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio) estão trabalhando na região.
Veja as últimas notícias do G1 Piauí
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.