• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Morre aos 83 anos o escritor e professor Carlos Rodrigues Brandão, em Campinas


Fortemente ligado às ideias de Paulo Freire, professor emérito da Unicamp ficou conhecido por trabalhos que destacavam educação popular e antropologia rural. Professor emérito da Unicamp Carlos Rodrigues Brandão morre aos 83 anos
Unicamp/Divulgação
Morreu nesta terça-feira (11), em Campinas (SP), Carlos Rodrigues Brandão. O professor, que tinha 83 anos e era fortemente ligado às ideias de Paulo Freire, se destacou com livros sobre educação popular e antropologia rural. O corpo será cremado às 16h desta quarta (12) no Crematório Memorial Bom Pastor, no Cemitério dos Amarais.
Formado em psicologia, com mestrado em antropologia e doutorado em ciências sociais, Brandão recebeu em 2015 o título de professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Era aposentado, mas atuava como colaborador. Realizou estudos sobre os espaços de vida e trabalho de populações rurais tradicionais, especialmente no interior de São Paulo e Minas Gerais.
Em 1998 recebeu o título de Comendador do Mérito Científico pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e de Professor Benemérito do Centro de Memória da Unicamp (CMU). No ano de 2006, foi homenageado com a medalha Roquette Pinto Pinto da Associação Brasileira de Antropologia e teve o título de Doutor Honoris Causa pelas universidades federais de Uberlândia e Goiás.
De ‘mau aluno’ a explorador na educação
Durante entrevista ao programa Memória Científica da Unicamp, em 2015, o professor falou sobre os tempos de “mau aluno” na infância, até sua escolha pela antropologia. Contou que sonhava em ser um explorador e chegou a ingressar na aeronáutica, mas deixou a aventura após um grave acidente.
Os primeiros passos como educador vieram por meio da Ação Popular e do Movimento de Educação de Base (MEB). Em 1970, em Goiás, entrou para o ofício de ensinar. “Um dia acordei e falei para Maria Alice [esposa] que seria professor”, relatou à epoca.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul