• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Diagnóstico Precoce da Esclerose Múltipla: Sesau oferece Tratamento e Formação Acadêmica

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla é uma oportunidade para reforçar a importância do diagnóstico precoce. Considerada rara, a esclerose múltipla é uma doença neurológica autoimune que compromete o sistema nervoso central, levando a alterações no equilíbrio, na visão e na capacidade muscular.

A neurologista da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), Cícera Pontes, explica que a doença se origina quando o sistema imunológico produz anticorpos contra componentes do próprio organismo. Os sintomas incluem perda de visão, diminuição ou perda de movimentos dos membros, sensação de dormência ou formigamento, disfunções da coordenação e do equilíbrio, inflamação da medula espinhal, mudanças cognitivas e comportamentais, alterações na fala e deglutição, fadiga e problemas no trato urinário e digestivo.

A neurologista alerta que o diagnóstico precoce é fundamental para controlar o desenvolvimento da doença. O tratamento visa reduzir a inflamação do sistema nervoso central e os medicamentos são distribuídos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf).

Em agosto de 2022 foi inaugurado no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) um Ambulatório de Esclerose Múltipla para atender pacientes com diagnóstico confirmado ou em investigação. A coordenadora do Ambulatório, neurologista Samyra Melo, destaca que os pacientes também podem ser internados para melhor investigação. Para ser atendido no Ambulatório é necessário levar identidade, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

O Ambulatório também oferece formação acadêmica para os novos neurologistas do Estado sobre diagnóstico precoce e tratamento adequado. O próximo projeto é um Centro de Infusão para que esses pacientes possam receber as medicações injetáveis no próprio hospital.

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla é uma data importante para reforçar a importância do diagnóstico precoce da doença rara que compromete o sistema nervoso central. A Sesau oferece tratamento adequado por meio dos medicamentos distribuídos pelo Ceaf e contribui com formação acadêmica dos profissionais em formação sobre diagnóstico precoce e tratamento adequado. Além disso, o Hospital Metropolitano oferece atendimentos ambulatoriais e internacionais para pacientes com esclerose múltipla em investigação ou já diagnosticados.

O post Diagnóstico Precoce da Esclerose Múltipla: Sesau oferece Tratamento e Formação Acadêmica apareceu primeiro em BR104 – Portal de notícias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *