• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Moradores criticam mudança de local da UPA Sul em Florianópolis; prefeitura garante melhorias

A mudança da Upa Sul, em Florianópolis, está gerando revolta nos moradores da cidade. A unidade, que atualmente fica ao lado do Terminal do Rio Tavares, passará, em dezembro, para o antigo aeroporto de Florianópolis, no bairro Carianos.

Em publicações na internet, moradores criticam a medida e apontam que o espaço será “muito longe” e dificulta o atendimento para quem precisa de atendimento.

Para entender a polêmica que envolve, a distância da Unidade e o porquê da mudança, o portal ND+ conversou com Talita Cristine Rosinski, subsecretária de Saúde Pública de Florianópolis. 

Moradores reclamam da mudança na Upa Sul

Estrutura atual da Upa Sul – Foto: Leo Munhoz/ND

A subsecretária explica que a mudança foi motivada pela estrutura na qual se encontra a Upa Sul atualmente, que é a primeira Upa de Florianópolis, construída em 2008.

“Algumas questões de ajustes mesmo que eram para ter acontecido, a gente infelizmente não conseguiu. Com o passar do tempo houveram expressivos danos à estrutura, que fica ao lado de um mangue. Hoje,  teríamos uma grande dificuldade para fazer a correção. Isso porque, a última reforma ficou orçada em R$ 17 milhões, então entendemos que com esse valor é possível fazer uma nova estrutura”, defende Talita.

Para a profissional, há também outro problema. Isso porque hoje a Upa Sul, não pode ser ampliada, por uma questão de legislação para construções no local.

“Precisaríamos de mais leitos de observação, mais consultórios, e hoje não podemos adicionar mais andares ou ampliar a Unidade para a frente, por conta do marco regulatório”, diz.

A escolha do aeroporto

De acordo com Rosinski, desde 2021 o poder público municipal estuda um novo local para a unidade. Ao todo foram analisadas 10 áreas para receber a estrutura, dentre elas o antigo aeroporto, que foi o escolhido.

“Ele atende às nossas necessidades de um espaço físico maior, tem facilidade de acesso de ambulância e transporte, por exemplo. Tínhamos necessidade de adequação bastante alta, e por isso, surgiu a ideia de montar um complexo de saúde, para realocar a UPA com melhores condições, agregando outros serviços”, explica.

Projeto mostra como ficará complexo de saúde que deve abrir a Upa Sul em dezembro de 2023

Antigo prédio do Aeroporto Internacional Hercílio Luz irá abrigar complexo de saúde – Foto: PMF/Divulgação/ND

Acesso ao local

Na internet, a maior crítica dos moradores era a escolha do local por conta do acesso ao transporte público para chegar na nova Upa. Confira:

Questionada, Talita Cristine Rosinski respondeu que haverá ampliação das linhas existentes de ônibus e estuda linhas específicas para o complexo.

O atendimento vai parar?

Segundo a subsecretária a resposta é não. Ela garante que os pacientes seguirão sendo atendidos na estrutura atual e depois, quando pronta a obra no antigo aeroporto, haverá a transferência das equipes.

Quando questionada sobre o que irá acontecer com a antiga estrutura, Rosinski explicou que nada foi definido ainda, mas que há conversas de que o local possa virar uma unidade da Polícia Civil de Santa Catarina.

“Para este tipo de serviço seria mais viável fazer reformas. Os serviços de saúde tem uma característica muito específica por conta do lixo hospitalar e esgoto, por exemplo. A estrutura seria bem mais complexa de gerir do que um estabelecimento público mais administrativo”, explica.

Atualmente, segundo a subsecretária, são feitos 14 mil atendimentos por mês na Upa Sul. Com a nova ampliação, e novos serviços adicionados, a capacidade estimada será de 35 a 40 mil atendimentos, somando todos os espaços de saúde dentro de um complexo que será construído pela prefeitura.

Mulheres vítimas de violência terão atendimento específico

Uma das estruturas dentro do complexo, segundo a subsecretária, será a construção de um espaço para atendimento para mulheres vítimas de violência sexual e física. O local ainda não tem o nome definido, mas promete abrigar profissionais especializados para atender essas mulheres.

Ao todo, segundo o projeto municipal, são previstos 10.000 atendimentos/ ano no local em 2024.

Outros serviços

Além de abrigar a Upa Sul, o projeto prevê a construção de um Hospital Dia (com consultas, pré e pós-operatórias) e centro cirúrgico para cirurgias de baixa complexidade como varizes, vasectomia e hérnia. Haverá ainda um centro oftalmológico com a primeira ótica pública de Santa Catarina.

Outra demanda prometida pelo poder público é um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) com atendimentos 24h e um centro de infusão, para pessoas que precisam tomar medicações especiais. Está prevista também a construção de um centro de diagnóstico por imagem, dentro dele terá uma sala de endoscopia e uma colonoscopia, além de raio-x, tomografia e ultrassom.

Esterilização

Hoje, todos os utensílios de saúde usados pelos profissionais em Florianópolis são esterilizados nas próprias unidades. Agora, a prefeitura prevê a construção de um local que vai centralizar todas as esterilizações de utensílios do município.

“Com isso, a gente visa padronização e melhor monitoramento do serviço”, descreve a subsecretária.

Escola de saúde pública

A prefeitura de Florianópolis tem convênios com cursos da área da saúde de diversas universidades da cidade. É através do programa de Escola de Saúde Pública, que os médicos fazem residências, por exemplo. Agora, o projeto do executivo quer levar uma estrutura desta escola para dentro do complexo.

“Haverá salas de aula e laboratórios. Tudo foi pensado para atender as demandas dos cursos de residência e educação permanência de servidores”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *