• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Coreia do Norte diz que lançamento de satélite falhou; novas tentativas são esperadas

A tentativa da Coreia do Norte de colocar um satélite de reconhecimento militar no espaço falhou nesta quarta-feira (31), quando o segundo estágio do foguete apresentou defeito, disse a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), estatal, acrescentando que Pyongyang planeja realizar um segundo lançamento o mais rápido possível.

“O novo foguete veículo satélite, Chollima-1, caiu no Mar Ocidental ao perder a propulsão devido a uma inicialização anormal do motor no 2º estágio após a separação do 1º estágio durante o voo normal”, disse a KCNA.

O relatório disse que “a confiabilidade e a estabilidade do novo sistema de motor” eram “baixas” e o combustível usado “instável”, levando ao fracasso da missão.

A Agência Nacional de Desenvolvimento Espacial da Coreia do Norte disse que investigaria a falha “urgentemente” e realizaria outro lançamento após novos testes, informou a KCNA.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse ter identificado um objeto que supostamente faz parte do que a Coreia do Norte afirma ser seu veículo de lançamento espacial no mar a cerca de 200 quilômetros a Oeste da Ilha Eocheong por volta das 8h05 e está em processo de obtê-lo.

Mais cedo, os militares da Coreia do Sul disseram que Pyongyang disparou um “projétil espacial”, disparando alertas de emergência em Seul e no Japão, semanas depois que o líder norte-coreano Kim Jong Un ordenou que as autoridades se preparassem para lançar o primeiro satélite de reconhecimento militar do país.

Ambos os países cancelaram posteriormente esses alertas quando ficou claro que não havia perigo para áreas civis com o lançamento norte-coreano.

Analistas disseram que os eventos da manhã desta quarta-feira ilustram problemas para as Coreias do Norte e do Sul, para Pyongyang em seu programa espacial e para Seul em seu processo de alerta público.

“Os esforços espaciais norte-coreanos falharam consistentemente, indicando que, embora suas capacidades balísticas militares estejam sendo desenvolvidas, suas capacidades de lançamento espacial não estão avançando no mesmo ritmo de desenvolvimento”, disse Malcolm Davis, analista sênior do Australian Strategic Policy Institute.

“Isso é curioso porque as capacidades de lançamento espacial e os sistemas de mísseis balísticos são tecnologias essencialmente semelhantes em muitos aspectos, e os testes norte-coreanos de sistemas de mísseis balísticos foram mais bem-sucedidos”, disse Davis.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Coreia do Norte diz que lançamento de satélite falhou; novas tentativas são esperadas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *