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Hurb faz demissão em massa após governo suspender pacotes

O Hurb, antigo Hotel Urbano, promoveu uma demissão em massa de suas equipes nesta semana. A movimentação ocorreu sobretudo na terça-feira (30/5), um dia depois de a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) mandar suspender temporariamente a venda de alguns modelos de pacote de viagens da companhia, após reclamações de clientes e cancelamentos.

O número de desligados teria chegado a 400 funcionários, segundo divulgado pela plataforma Layoffs Brasil, que registra casos de demissões em massa (os chamados layoffs, no termo em inglês que se popularizou entre funcionários de startups).

O número seria equivalente a cerca de 40% do quadro de funcionários da empresa. Procurada, a companhia não confirma o número de demitidos.

Na rede social corporativa LinkedIn, pipocam nas últimas 24 horas postagens de funcionários e ex-funcionários da companhia sobre os desligamentos. Funcionários confirmam que ocorreram “centenas” de demissões.

Em nota ao Metrópoles, o Hurb afirmou por meio de sua assessoria de imprensa que a companhia vive momento “desafiador” e promoveu uma “reestruturação”.

“Nesse contexto, inúmeras medidas estão sendo tomadas para garantir a continuidade dos negócios, entre elas a readequação de seu quadro de colaboradores, além de outras ações que visam a redução de despesas”, afirmou a empresa.

Suspensão de venda de pacotes e reclamações

A Senacon anunciou na segunda-feira (29/5) a decisão de suspender temporariamente a venda de alguns modelos de pacote de viagens do Hurb.

A suspensão vale para pacotes com data flexível, isto é, em que a viagem não tem uma data fixa para acontecer.

A decisão foi tomada, segundo o órgão governamental, por “irregularidades encontradas nas práticas comerciais da companhia”. A Senacon informou que o objetivo da suspensão é garantir “proteção aos consumidores”, de acordo com informe divulgado.

“Essa medida vai perdurar até que a empresa nos apresente um plano concreto de resolução dos contratos atualmente em vigor”, afirmou em nota Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor.

Pacotes de data flexível da Hurb vêm gerando reclamações entre usuários da empresa, que passa por crise financeira e renúncia de executivos.

Nos últimos meses, têm crescido os casos de cancelamento sem aviso prévio e prejuízos aos consumidores. A empresa é alvo de reclamações nas redes sociais e nas plataformas da Senacon, o que levou o órgão a decidir pela suspensão das vendas.

Leia o posicionamento do Hurb sobre demissões nesta semana

Em resposta ao momento desafiador que vem atravessando, o Hurb – empresa brasileira que está no mercado há mais de 12 anos – está promovendo mudanças em todas as suas áreas, como parte da reestruturação da companhia. Nesse contexto, inúmeras medidas estão sendo tomadas para garantir a continuidade dos negócios, entre elas a readequação de seu quadro de colaboradores, além de outras ações que visam a redução de despesas. Em respeito às pessoas, a empresa não fornecerá detalhes sobre essas movimentações e reitera que está prestando todo o apoio para os profissionais afetados, sempre respeitando a legislação trabalhista.

O Hurb reconhece que as decisões são difíceis e lamenta ter que adotá-las, mas reforça que todas são necessárias para que a empresa possa atravessar a situação atual e volte a operar regularmente em conjunto com os seus colaboradores, prezando pelo melhor interesse da companhia, de seus consumidores e parceiros. O Hurb reconhece e agradece o esforço e o comprometimento dos profissionais que deixam a empresa e se mantém à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

 

 

 

 

 

 

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