• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

BR-101: Concessionária e ANTT discutem soluções para dificuldade de tráfego

Durante uma hora, o diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes e Obras), Rafael Vitale, ouviu a apresentação sobre os problemas que a falta de tráfego na BR-101, trecho norte de Santa Catarina, tem causado. A reunião foi na sede da agência em Brasília, na manhã desta quarta-feira (31).

Reunião na ANTT para discutir engarrafamentos na BR-101 – Foto: Luiz Rodrigues/NDTV

Não é a primeira vez que a empresa Arteris, que tem a concessão da BR-101, no norte do estado, mostra a necessidade de realizar obras na rodovia. Mas as obras vão gerar custo extra contrato. Segundo o diretor de operações da empresa, Antônio César Ribas Sas, é necessário reajustar o pedágio. “Essas obras e demais terão impacto na tarifa, só temos uma obra pendente pelo contrato”, afirmou.

Segundo ele, o estudo feio pela Federação das Industrias de Santa Catarina mostrou a necessidade principalmente da terceira faixa. “Tem necessidade de obras urgentes entre Itajaí e Navegantes o mais rápido possível. Estamos propondo a necessidade da terceira faixa ao longo do trecho. Estamos estudando ainda, mas pelo menos de Balneário Camboriú até Penha seja uma alternativa e também uma ponte sobre o Rio Itajaí”, disse o diretor.

Quem também esteve na reunião representando a bancada do estado, foi o senador Esperidião Amin (PP-SC). Ele que chegou a conversar com a coordenadora do Forúm Parlamentar Catarinense, Caroline de Toni (PL-SC) para ficar responsável por acompanhar a situação, afirmou que a situação é caótica. “Temos consciência que a situação é muito grave e vai piorar porque queremos que a economia cresça e vai aumentar o movimento. Temos que evitar o colapso”, afirmou.

Além da autorização da ANTT, para as obras precisam de recursos. E a agência quer que a concessionária use o dinheiro das multas que recebeu por descumprimento do contrato para isso. O diretor da Arteris, disse que a empresa não é contra.

Já o senador Esperidião contou que a possibilidade foi discutida, mas não para definir. “Foi abordado a questão do termo de ajustamento de conduta e como usar as multas que a concessionária levou. Mas não sabemos os valores das obras, nem das multas”, explicou o senador.

 

Economia de Santa Catarina

A Federação das Industrias fez um estudo mostrando que o estado pode perder quase R$ 10 bilhões de 2018 a 2032 – período da concessão – se os problemas não forem resolvidos. Segundo o executivo da Câmara de Transportes da FIESC, Egídio Martorano, as áreas de turismo, transporte de cargas, produção de alimentos e movimentação em portos, estão todos comprometidos com esse “colapso”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *