• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Após ser denunciada por transfobia e firmar acordo, defensora de Rondônia publica nota de retratação


Defensora sofreu uma representação na Corregedoria da Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO). Denúncia foi feita por coletivos LGBTQIA+. A defensora Maria Cecília Schmidt publicou uma retratação por conta de publicações e comentários transfóbicos que ela fez no Instagram. A nota é condição de um acordo firmado pela defensora, depois que a mesma sofreu uma representação na Corregedoria da Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO).
A denúncia contra Maria Cecília foi feita na DPE-RO pelo movimento LGBTQIAP+ de Rondônia, representado sobretudo pelos coletivos Somar e Grupo Comcil.
Os coletivos registraram as publicações e comentários onde a defensora escreveu:
Defensoria recebe denuncia de transfobia cometida por defensora
Redes Sociais
“Mulheres concorrendo nos esportes com trans… quem tem mais força física?”.
“O barbudo de vestido que se intitula trans (quando lhe é conveniente), gritou e ameaçou uma mulher negra e grávida que ficou com medo de usar o mesmo banheiro que o ‘trans’”.
“E posso ser criminalmente responsabilizada pelo que escrevi. Mas se escreverem a mesma coisa sobre mim não é crime. Porque detonar a mulher não é crime, mas falar que trans não é mulher é [crime]”.
Comentários de defensora são denunciados por cunho transfóbico em Rondônia
Redes Sociais
O caso veio à tona em abril através de denúncia feita pelos coletivos e divulgada no g1. Na ocasião, a DPE-RO informou que tomaria todas as medidas cabíveis. Segundo a defensora, ela passou por uma representação na Corregedoria que resultou em um acordo em conjunto com as organizações que fizeram a denúncia.
Na publicação de retratação, Maria reconhece que sua fala foi transfóbica e “fomentou discurso que viola frontalmente” a luta de pessoas trans e travestis. Ela pede desculpas e declara que “todas as pessoas do grupo LGBTQIA+ devem ter todos os seus direitos garantidos”.
Nota de Retratação Maria Cecília
Redes Sociais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *