• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

MPF investiga invasão de missionários em terra indígena do Pará

O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação para apurar a invasão de missionários à terra indígena Zo’é no Pará. A denúncia foi apresentada pela Coordenação da Frente de Proteção Etnoambiental Cuminapanema, órgão da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Segundo o documento do MPF, cinco ou seis missionários de Roraima junto a outros indígenas dirigem-se ao rio Erepecuru para acessar o território Zo’é na primeira semana de junho.

O procurador da República em Santarém e Itaituba Gustavo Alcântara solicitou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal (PF), no prazo de 90 dias, para investigar a entrada não autorizada dos missionários.

Alcântara também solicitou à Funai um maior detalhamento sobre a identificação dos religiosos, além da rota utilizada por eles para acessar a terra indígena Zo’é.

“A possível investida por missionários, não autorizadas pela Funai e pelos Zo’é, é elemento de altíssimo risco à integridade territorial e à saúde coletiva do grupo”, alertou o procurador responsável pelo caso.

A terra indígena Zo’é está situada no município de Óbidos e ocupa uma área de aproximadamente 671 mil hectares. O território protegido foi homologado por decreto em dezembro de 2009, durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Metrópoles entrou em contato com a Funai e com o MPF para identificar qual a religião dos missionários que tentaram invadir o território protegido, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

The post MPF investiga invasão de missionários em terra indígena do Pará first appeared on Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *