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Pacientes reclamam de atendimento na UPA do Éden e médicos falam em falta de pagamento


Unidade de Pronto Atendimento tem contrato com terceirizada, mas Prefeitura de Sorocaba faz a fiscalização. Houve problemas também na marcação de consultas em uma UBS. Moradores relataram até quatro horas de espera na UPA do Éden
Reprodução/TV TEM
Moradores que procuraram nesta quinta-feira (1º) a Unidade de Pronto Atendimento do Éden(UPA), em Sorocaba (SP), tiveram dificuldades para serem atendidos. Os pacientes foram informados que os atendimentos dos casos sem gravidade não seriam realizados porque os médicos estavam sem receber.
Durante à tarde, houve bastante movimento na UPA. Muitos pais foram com crianças na unidade em busca de atendimento. Roberta Maria da Silva ficou quatro horas aguardando atendimento para quatro crianças, que teriam sido picadas por carrapatos. “Estou aqui desde as 11h30 e nada. Quatro crianças ‘pipocadas’ e não quiseram passar na emergência”, relata.
A Viviane Ferreira esperou por atendimento para a filha de sete meses por, pelo menos, duas horas. “Eu entrei lá e fui conversar com o pediatra. Ele falou que não vai ter atendimento, porque está sem receber salário.”
Com dores, o José Arnaldo Nascimento também teve que esperar. “Dor de cabeça, dor no corpo, sinusite. Não aguentava nem segurar em pé e até agora não teve atendimento. Não tem médico”, afirma.
A Unidade é administrada pelo Instituto Nacional de Ciência da Saúde (INCS), sob fiscalização da Prefeitura de Sorocaba, que alega que está em dia com os repasses para a instituição. O Executivo alegou ainda que notificou a entidade para o cumprimento do contrato. Apesar das reclamações, alegou que os atendimentos estavam normais na unidade.
Ninguém do INCS não foi localizado para comentar o caso.
Consultas
O aplicativo é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Sorocaba em parceria com o Parque Tecnológico
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
A dificuldade em agendar consultas na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Santana pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também gerou incômodo em diversos pacientes que precisam do acesso à saúde pública em Sorocaba.
Segundo relatos enviados à TV TEM, a UBS chegou a registrar fila durante a manhã de quinta-feira (1º) com diversos pacientes que foram ao local na tentativa de agendar uma consulta. De acordo com o secretário de Saúde de Sorocaba, Claudio Pompeo, essa situação é pontual.
“É um fator meio histórico a questão do dia 1º de junho na UBS da Vila Santana, pois a marcação de consultas ocorre na última semana do mês. Então, as consultas estão sendo marcadas desde segunda-feira, mas a procura entre segunda, terça e quarta-feira foi muito baixa e hoje, no dia 1º, essa procura foi um pouco maior”, explica.
Conforme explicou o secretário, esta forma de agendamento na UBS Vila Santana é feita há anos ocorre há anos, mas o movimento no dia 1º de todo o mês é grande.
“No passado, as consultas eram marcadas no dia 1º e esse costume das pessoas acabou ficando, então é isso que justifica essa procura maior ocorrida no dia de hoje, pois nós estávamos marcando normalmente na segunda, terça, quarta, e não houve nenhum momento uma procura tão grande como essa, então acho importante sempre reforçar para a população que o agendamento pode ser feito durante a semana e não só no dia 1º.”
Segundo o secretário, todas as 33 UBSs são monitoradas, pois não existe o sistema único de marcação de consultas, respeitando as diferenças de cada uma.
Aplicativo
Pacientes enfrentam dificuldades para marcar consultas no SUS em Sorocaba
A cidade ainda conta com o aplicativo de agendamento de consultas, que atualmente funciona apenas na UBS do Éden, mas está em expansão para que as pessoas possam marcar as consultas de casa. Ainda de acordo com o secretário, a partir desta sexta-feira (2), o aplicativo passará a funcionar em mais cinco UBSs: Maria do Carmo, Brigadeiro Tobias, Cajuru, Vila Hortência e Vila Sabiá. Até o final de 2023, o aplicativo deve estar funcionando em todas as UBSs.
Em funcionamento desde março na unidade do Éden, os números de consultas que estão sendo agendadas pelo aplicativo têm sido positivos. O aplicativo é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Sorocaba em parceria com o Parque Tecnológico.
“O aplicativo vem para somar, para que as pessoas que têm mais facilidade com a tecnologia não precisem sair da sua casa. Posso garantir que ele é muito didático, mas aquela pessoa que ainda tem alguma dificuldade pode ir até o UBS para marcar a sua consulta”.
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