• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Trabalho de artesãs apresenta cultura do capim dourado do Tocantins para o mundo


Artesanato de capim dourado atrai turistas e representa identidade do Tocantins. Trabalho tem incentivo de especialistas que ajudam na gestão de negócios. Produtos feitos de capim dourado chamam atenção de turistas
Reprodução/Eliene Cantuário
Transformar arte em fonte de renda é o principal desafio de quem trabalha com artesanato. No Tocantins, os produtos mais conhecidos certamente são aqueles feitos com capim dourado. É dessa fibra natural que diversas famílias de artesãos tiram seu sustento.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Produto típico da região do Parque Estadual do Jalapão, o capim dourado tem se espalhado para todos os lugares do mundo, graças aos turistas que visitam o Tocantins e levam as peças de artesanato como lembrança.
A planta é encontrada em poucos lugares no país. Além da beleza natural, da fibra é possível fazer diversos acessórios, bolsas e itens de cozinha, gerando trabalho e renda.
Esse é o caso da artesã Eliene Bispo Cantuário, presidente da Associação Dianopolina de Artesãos, que trabalha no ramo há mais de 20 anos. “Primeira vez que vi o capim dourado fiquei encantada! Achei muito bonito e na primeira oportunidade que eu tive, fiz o curso”, conta.
Eliene (à direita) é presidente da Associação Dianopolina de artesãos
Reprodução/Eliene Cantuário
O trabalho não é fácil, mas ao longo dos últimos anos essa arte em ganhado mais destaque. O artesanato da Eliene ganhou o mundo quando a primeira-dama, Janja Silva, usou peças de capim dourado, feitas por ela, no vestido da posse do presidente Lula em 2023.
“Fiquei muito orgulhosa pelo reconhecimento e pela valorização que a gente teve”, comenta.
Para valorizar esses produtos que levam a marca do Tocantins, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) desenvolve há duas décadas um trabalho especial voltado para os artesãos que investem na produção de capim dourado.
LEIA TAMBÉM
Capim dourado: conheça 10 curiosidades da planta colhida no Jalapão e usada na confecção de artesanatos
Associação que produziu detalhes em capim dourado para roupa de Janja na posse exporta peças para cinco países
Roupa de Janja na posse de Lula tinha detalhes de capim dourado confeccionados por artesãos do Tocantins
Artesãos e produtores devem solicitar licença para colheita do capim dourado e buriti; veja as normas
O trabalho é reconhecido e valorizado por quem compra os produtos. A economista Hanna Lobo Leite Bhering Silveira visitou o Tocantins e levou para São Paulo várias peças feitas de capim dourado.
“Eu fiquei encantada! É tudo muito bonito e bem feito, além do trabalho de preservação que nos contaram. Sempre uso o sousplat quando recebo visitas e elas comentam da beleza que é. Fica super elegante!”, conta a economista.
Sousplat de capim dourado encanta turistas
Reprodução/Arquivo pessoal
Incentivo e reconhecimento
Em 2022, a artesã ganhou o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, na categoria de artesanato de referência cultural. Mas o contato com o Sebrae vai além do reconhecimento e valorização cultural.
“A parceria com eles é importante, com cursos e capacitações sobre como atender cliente, curso de gestão para empreender e outros de capacitação com muita qualidade”, destaca Eliene.
Eliene foi uma das finalistas do Prêmio TOP 100 Artesanatos
Reprodução/Arquivo pessoal
O Sebrae iniciou o trabalho com artesãos na região do Jalapão há mais de 20 anos, com consultoria de design. A analista do Sebrae, Celina Soares, destaca as principais áreas de atuação da instituição no estado.
“Trabalhamos em um tripé, de gestão de produção, mercado e sustentabilidade. Oferecemos cursos e capacitações para precificar o produto, fazer o design deles, elaboração de catálogos para venda, aprimoramento na comunicação, entre outras atividades”, explica a analista.
O desafio é trabalhar e valorizar uma das riquezas tocantinenses. “O próprio trabalho com o capim dourado, com matéria prima nativa da região, é um trabalho minucioso para que possamos ter por muitos anos esse produto, que é nosso ouro, que é o capim dourado”, ressalta Celina.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *