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Oportunidade ou ameaça? A polêmica em torno do ChatGPT


Ferramenta muda relação com tecnologia, mas será que substitui a interação humana e ameaça o planeta? Vilão, mocinho ou apenas um caminho sem volta no mundo da inteligência artificial, a IA? Afinal o Chat GPT vai tomar o lugar das pessoas em tarefas inteligentes ou chega para liberar nosso tempo e energia para trabalho mais sofisticado e menos esforço?
O assunto chegou pra ficar e vem sendo posto em cheque por um grupo mundial de notáveis. Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo e forte investidor em projetos que conversam com a ficção científica, surpreendeu o planeta ao aderir a uma campanha para que seja suspenso o desenvolvimento de inteligências artificiais. Ou então, para que haja ferramentas de controle efetivas sobre essas IAs.
Enquanto isso, estudiosos buscam compreender o que é e até onde o ChatGPT pode nos substituir. O nome estranho é a sigla inglesa para chat generative pre-trained transformer, ou transformador pré-treinado gerador de conversas, em tradução livre. Trata-se de uma tecnologia de processamento de linguagem natural que utiliza inteligência artificial para gerar respostas a partir de perguntas ou comentários feitos pelos usuários.
Por mais avançada que seja a tecnologia, ela ainda é limitada e não pode substituir a interação humana, alerta especialista
UniOpet
A ferramenta pode mudar a forma como nos relacionamos com a tecnologia? Sim, mas ainda tem limitações. “O ChatGPT permite uma interação mais natural e personalizada, como se estivéssemos conversando com uma pessoa real. No entanto, é importante lembrar que, por mais avançada que seja a tecnologia, ela ainda é limitada e não pode substituir completamente a interação humana, especialmente em situações que exigem empatia e compreensão emocional, como em casos de atendimento ao cliente, que exige entender um contexto maior”, avalia o professor Fabricio Pupo, coordenador do curso de Mídias Sociais Digitais do UniOpet.
O professor explica que é necessário ter uma abordagem equilibrada e integrar o ChatGPT com outras formas de interação humana para garantir a melhor experiência possível para os usuários. “O Chat GPT pode ajudar a melhorar a experiência do usuário e diminuir custos no atendimento das empresas. Com a utilização da tecnologia, é possível automatizar respostas a perguntas comuns e direcionar o atendimento para as demandas mais complexas, o que reduz o tempo de espera e aumenta a eficiência do serviço”, afirma Pupo, que estuda sobre inteligência artificial no programa de doutorado em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná.
É preciso uma abordagem equilibrada para integrar o ChatGPT com outras formas de interação humana e garantir a melhor experiência possível para os usuários
Além disso, ele acrescenta que o Chat GPT pode aprender com as interações dos usuários e aprimorar constantemente suas respostas, o que torna a experiência ainda mais satisfatória.
Com relação ao uso do Chat GPT no marketing digital, Pupo acredita que os impactos serão positivos, pois permite uma experiência mais fácil e agradável aos usuários, resultando em taxas de respostas melhores do que a dos métodos tradicionais.
“Imagine que você esteja procurando por um novo smartphone e entra no site de uma loja de eletrônicos. Ao invés de ter que procurar manualmente o modelo que deseja, você pode simplesmente perguntar ao ChatGPT e receber uma resposta mais precisa quanto à sua necessidade”, exemplifica.
Outro ponto relevante, segundo o especialista, é a onda de inovações que o Chat GPT está impulsionando, com a criação de aplicativos mais realistas e úteis, gerando vantagem competitiva para as empresas e maior valor para os consumidores.
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