• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Barragem é danificada no sul da Ucrânia e há risco de inundações

Uma barragem da usina hidrelétrica de Nova Kakhovka, no sul da Ucrânia, sofreu sérios danos nesta 3ª feira (6.jun.2023), levando as autoridades a emitir um alerta para risco de inundação na região do Rio Dnipro. Kiev e Moscou acusam-se mutuamente pelo incidente –a região possui territórios controlados pela Rússia. As informações são da Reuters.

A barragem fica na região de Kherson e controla o fluxo de água para dezenas de assentamentos. Também serve como fonte para um canal crucial que leva água para regiões da Crimeia. Em vídeos publicados nas redes sociais, vê-se que partes da barragem foram destruídas. As autoridades locais ordenaram que os moradores das regiões próximas à barragem evacuem o local.

Formulário de cadastro
E-mail

WhatsApp

Inscreva-se

Telegram

Inscreva-se

A escala da destruição, a velocidade e os volumes de água e as prováveis áreas de inundação estão sendo esclarecidas”, disse no Facebook o Comando Operacional do Sul da Ucrânia.

Segundo a Rússia, a barragem foi destruída durante uma ofensiva da Ucrânia na região. Moscou declarou que a água atingiria níveis críticos dentro de algumas horas.

No Twitter, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chamou os russos de “terroristas” e disse que “a destruição da barragem da usina hidrelétrica de Kakhovka apenas confirma para o mundo inteiro que eles devem ser expulsos de todos os cantos do território ucraniano”.

Segundo Zelensky, todos os serviços estão funcionando na região. Ele declarou ter convocado o Conselho Nacional de Segurança e Defesa.

Os terroristas não poderão deter a Ucrânia com água, mísseis ou qualquer outra coisa”, escreveu.

Ele publicou um vídeo mostrando a destruição:

Em novembro de 2022, Zelensky havia dito que qualquer tentativa das forças russas de explodir a usina hidrelétrica de Nova Kakhovka, inundando o território ucraniano e comprometendo a usina nuclear de Zaporizhzhia, significaria que a Rússia está “declarando guerra ao mundo inteiro”.

Conforme a agência estatal russa Tass, não há “perigo crítico” para a usina nuclear de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul