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Metrô de SP inicia transporte do maior ‘tatuzão’ da América do Sul para capital; veja vias que serão interditadas


CET fará bloqueios temporários em ruas e avenidas de SP durante as madrugadas de quarta, quinta e sexta-feira desta semana. Peças devem ser entregues ao canteiro na Zona Leste até agosto. Equipamento será utilizado nas obras de expansão da Linha 2-Verde. Tatuzão Cora Coralina que será utilizado na expansão da Linha 2-Verde do Metrô
Divulgação/Comexport
O Metrô de São Paulo iniciou na noite de segunda-feira (5) o transporte das peças da maior tuneladora da América do Sul, que será utilizada na expansão da Linha 2-Verde. A carga vinda da China chegou ao Porto de Santos, no litoral do estado, em 8 de maio, e lá ficou armazenada desde então.
Batizado de “Cora Coralina”, o “tatuzão” está sendo transportado desmontado para o canteiro de obras Complexo Rapadura, localizado na Vila Formosa, Zona Leste da capital paulista. De acordo com o Metrô, esse processo deve ser concluído até agosto.
Devido a existência de peças muito grandes e pesadas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) adotará o protocolo de transporte de “cargas superdimencionadas”, interditando temporariamente ruas e avenidas da capital quando necessário, das 23h30 às 5h. (Confira o trajeto do tatuzão até a capital mais abaixo).
Nesta semana, o protocolo será implementado na quarta (7), quinta (8) e sexta-feira (9), até o início de sábado (10). A CET recomenda que os motoristas evitem a região do trajeto das peças durante essas madrugadas e que respeitem as sinalizações e os agentes de trânsito.
Transporte de peças do “tatuzão” causam interdição no Sistema Anchieta-Imigrantes
Governo do Estado de São Paulo
Das quase 70 peças que compõem o “tatuzão”, as cinco maiores devem ser trazidas para São Paulo nesta semana, segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado). Uma delas se chama Main Drive, o principal componente da roda de corte da tuneladora que sozinho pesa 189 toneladas. Ele deve deixar o litoral nesta terça (6) e chegar na capital no sábado (10).
Sistema Anchieta-Imigrantes será interditado para transporte de peças do ‘Tatuzão’ Cora Coralina
Trajeto das peças
Rodovia Anchieta (marginal Sul — km 64,5 ao km 59,1)
Rodovia dos Imigrantes (pista Norte — km 62 ao km 26)
Rodoanel Mário Covas (km 72 ao km 86)
Rodovia SPA 086/21 — região de Mauá
Rua 15 de Novembro (acesso à Av. Sapopemba)
Avenida Sapopemba
Praça Felisberto Fernandes da Silva
Avenida Ragueb Chohfi
Avenida Aricanduva
Rua Júlio Colaço (pela contramão)
Rua Jericinó
Rua Lutécia (pela contramão)
Rua Oswaldo Arouca
Avenida Guilherme Giorgi
Rua Bailque
Praça Mauro Broco — Complexo Rapadura
Cora Coralina
Segundo o diretor de operações da Comexport, Breno Augusto de Oliveira, o nome Cora Coralina foi escolhido pelo Metrô em conjunto com o consórcio, seguindo uma tradição mundial de batizar tuneladoras.
Montado, o tatuzão pesa 2,7 mil toneladas e tem capacidade para perfurar numa profundidade de até 41 metros. Ele deverá escavar 7,5 km de comprimento, realizando a primeira fase da expansão da Linha 2-Verde, com a ligação da Vila Prudente à Penha.
Peça do tatuzão Cora Coralina sendo descarregada de navio no Porto de Santos
Divulgação/Comexport
A máquina produzida pela China Railway Engineering Equipment Group (CREG) tem 11,66 m de diâmetro, o que a torna mais espessa do que a utilizada pelo consórcio Acciona nas obras da Linha 6-Laranja, batizada de Maria Leopoldina.
O Metrô de SP garante que o equipamento é seguro e afirma que a companhia realiza um processo contínuo de monitoramento das condições de solo no entorno do trajeto onde será perfurado o túnel para a passagem de trens.
Questionado sobre os possíveis riscos causados pela trepidação às moradias das áreas de expansão da Linha 2-Verde, o Metrô disse que “o tamanho da roda de corte não está associado a qualquer tipo de danos já registrados em outras obras do tipo [perfuração de túneis]” e afirmou que “o uso de tuneladoras para esse tipo de obra é seguro e amparado em estudos preliminares das condições geológicas das regiões, bem como das redes de utilidade pública [água e esgoto, por exemplo]”.
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