• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Gato persa com problemas de saúde some e tutor suspeita que animal tenha sido levado por ciclista no litoral de SP; VÍDEO


Animal de raça está com a família desde que tinha um mês de vida. Gato da raça persa precisa de cuidados especiais por conta de problema de saúde
Arquivo Pessoal
Uma família busca de um gato da raça persa que desapareceu após pular o muro da casa em que vivia em Bertioga, no litoral de São Paulo. O tutor do animal contou ao g1, nesta terça-feira (6), que acredita que o felino tenha sido levado por um desconhecido que aparece nas câmeras de monitoramento antes do sumiço do animal.
O jornalista Ricardo Freitas, de 49 anos, explica que o gato chamado de ‘Xoxonho’ necessita de cuidados especiais por conta de um problema no rim e passou por uma cirurgia há um ano, após ter incontingência urinária.
“Ele quase morreu, então levei para o veterinário […]. Tiveram que estabilizar e fazer uma cirurgia de emergência para drenar a bexiga”. Ricardo disse que desde então animal possui algumas restrições, inclusive na alimentação, já que só come ração molhada.
“Me ensinaram a fazer um procedimento que é uma massagem na região da bexiga dele para ver se está dura. Se estiver, tem que fazer ultrassom. Tem todo um cuidado”, explicou. Segundo o tutor, o gato sofre com crises renais e pode correr risco de vida se tiver o problema intensificado.
A família, que tem o animal há quatro anos, está muito preocupada e por isso publicou o caso nas redes. Desde o desaparecimento Ricardo faz buscas dia e noite pelo bairro Jardim Paulista.
“Gato tem hábito noturno e de noite está mais silêncio”, disse ele, que sai com um pote de ração para tentar chamar atenção do animal, caso ele tenha fugido da pessoa que o pegou e esteja perdido na rua.
“Quando ele queria algo, miava. Então conheço bem o miado dele”. Ricardo ainda conta que apesar de ser dócil, ‘Xoxonho’ é medroso e deve estar assustado.
“Nunca saiu de perto da gente. Ele dorme com a gente na cama”, enfatiza.
Desaparecimento
Gato com problema de saúde desaparece e tutor suspeita que animal tenha sido furtado
O jornalista explica que estava trabalhando na noite de sexta-feira (2) e, ao chegar em casa, deu falta do gato. Porém, ‘Xoxonho’ costumava se esconder em dias frios e, por isso, ele pensou que o animal estivesse em algum canto da casa. “Se entocava para dentro dos lugares e ficava quietinho”.
Desta forma, Ricardo buscou as imagens do gato no sistema de monitoramento da residência somente na manhã do dia seguinte, quando ‘Xoxonho’ não apareceu para comer.
O homem contou que a casa dele tem o muro vazado e, pelas imagens, viu que o animal estava em um dos buracos antes de pular para fora do imóvel – atitude que causou estranheza em Ricardo. “É uma raça caseira, persa não é de ir para a rua, não sei porque ele desceu”, enfatiza o tutor.
Ainda segundo o jornalista, ‘Xoxonho’ caminhou até uma esquina com rua sem saída. Pouco tempo depois, um outro gato da família também saiu da casa e foi em direção ao ponto em que o persa estava.
Em seguida, aparece um ciclista na rua, que Ricardo suspeita que tenha levado o animal. No entanto, as câmeras de monitoramento não flagraram a cena.
“Tem a hora que ele entra [na rua sem saída] e sai. Ali não tem nada. […] Ele passa uma vez olhando, passa a segunda vez. Na terceira, ele entra e já sai. Não tem outra explicação, não tem o que ele fazer ali, é um bequinho sem saída”, finaliza.
Na sequência, o segundo gato voltou para a casa do jornalista. Ainda de acordo com Ricardo, pouco tempo depois, um morador aparece nas imagens, mas o homem informou que não viu ‘Xoxonho’ no momento em que passou no local.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul