• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Parque das Águas será reaberto ao público no próximo sábado (10)

Parque das Águas: investimento foi de R$ 3 milhõesDivulgação

Campinas vai reabrir o Parque das Águas, no Parque Jambeiro, no próximo sábado, 10 de junho. O parque foi totalmente reformado e teve mais 10 mil metros quadrados de área incorporada à urbanização, chegando a 100 mil metros quadrados. Fechado desde o fim de setembro do ano passado, o período de obra foi ampliado porque, além de complexa, precisou ser interrompida em vários momentos por causa das fortes chuvas da época. O investimento foi de R$ 3 milhões. É um dos 25 parques de Campinas. O Parque das Águas passou por obras de desassoreamento das duas lagoas, recomposição dos taludes, troca de alambrado em toda a área e remanejamento do sistema de drenagem, para evitar novas erosões. Também foi refeito o sistema de iluminação, a recuperação do pavimento asfáltico, o quiosque da ilha e o paisagismo do parque foram renovados, além da reforma na academia ao ar livre e a instalação de novos brinquedos no parquinho. A nova área, de 10 mil metros quadrados, está recebendo o plantio de 3 mil mudas de árvores. O diretor do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), Luís Cláudio Mollo, explica que o parque ficou fechado durante o período de obras, que começou em setembro do ano passado, para evitar acidentes com os frequentadores. “Houve muita movimentação de máquinas grandes e pesadas para o transporte de materiais e sedimentos. A obra foi bem complexa, foram quatro meses de trabalho só para a dragagem dos lagos de onde saíram 3 mil caminhões de lodo”, disse. Com o desassoreamento das lagoas, foi removido todo o lodo depositado nos fundos, carregado pelas águas de chuvas, que descem pelas galerias de águas pluviais. A completa retirada de sedimentos do fundo das lagoas é importante para manter a oxigenação da água e a preservação da vida aquática. Também foi feita a retirada das flores de lótus, planta exótica que há anos estava na água da lagoa maior. Nas lagoas também foi feita a contenção dos taludes, que estavam desbarrancando. Além de uma nova passagem, um dique de terra e pedras, de 40 metros de extensão e 7 metros de largura, que liga a margem a uma pequena ilha no meio da lagoa maior. Com o novo caminho os visitantes poderão ir até o meio da lagoa, nessa pequena ilha, a pé. As obras de revitalização do Parque foram executadas pela Secretaria de Serviços Públicos, gestora dos 25 parques e bosques de Campinas. Para a realização do trabalho foi utilizado maquinário pesado como escavadeiras hidráulicas, de diversos tipos, pá carregadeira, caminhões para o transporte do material e de sedimentos, entre outros. O Parque das Águas fica na Avenida Paulo Corrêa Viana, 438, Parque Jambeiro. O horário de funcionamento é das 6h às 20h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul