• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Estudante de escola pública aprovado em universidade nos EUA faz campanha para manter estudos: ‘Bastante animado’


Jovem de Sorocaba (SP) será o primeiro da geração da família a cursar o ensino superior. Como não tem condições para bancar a anuidade e documentos da universidade, ele conta com a solidariedade. Pietro de Souza, na formatura do Insituto Ismart Online
Arquivo Pessoal
Muito estudo e dedicação foram necessários para que o jovem de Sorocaba (SP), Pietro de Souza, de 18 anos, conseguisse ser aprovado no curso de ciências da computação da Minerva University, nos Estados Unidos. Para realizar esse sonho e custear os estudos, ele criou uma campanha virtual.
Pietro estudou a vida toda em escolas públicas e será o primeiro dessa geração da família a ingressar no ensino superior. Em entrevista ao g1, ele contou que foi contemplado com a bolsa máxima que a universidade oferece, que é de 95,18%.
“Estou bastante animado. Quando descobri o resultado, em março, fiquei muito feliz por poder realizar esse sonho. Durante a minha trajetória, me senti inspirado por histórias de outras pessoas que vieram de contextos parecidos e foram para universidades no exterior”, explica.
O jovem descobriu que queria cursar ciências da computação durante projetos que fez pelo Instituto Ismart, no qual ele teve a oportunidade de participar de mentorias e se preparar para vestibulares.
Pietro de Souza ao lado dos pais, de Sorocaba
Arquivo Pessoal
Ele frequentava as aulas no contraturno escolar, enquanto estava no ensino médio na Etec Fernando Prestes de Sorocaba. Ele também fez o curso técnico em desenvolvimento de sistemas na mesma unidade.
“A coordenadora da minha antiga escola falou do instituto e eu me interessei. Eles têm programas para colocar alunos em escolas particulares de excelência e eu passei no programa online. Foi uma oportunidade muito única, mudou totalmente minha vida”, conta.
No primeiro ano em que estudou pelo instituto, Pietro participou de uma atividade para desenvolver um aplicativo no qual ele precisasse resolver um problema social. A escolha feita por ele era na área da educação e isso o influenciou na busca por seus objetivos.
“Queria ajudar mais estudantes de escolas públicas a poder conquistar novas possibilidades acadêmicas. No futuro, quero desenvolver soluções educacionais por meio da tecnologia. Esse é um dos meus maiores sonhos.”
Preparação
Para conseguir fôlego na rotina de estudos, Pietro conta que busca se organizar e conciliar com atividades que ele gosta. Agora, ele está se preparando para estudar em Minerva, com tarefas disponibilizadas pela unidade para identificar o nível de conhecimento dele.
A universidade possui um formato diferente de ensino, onde todas as aulas são práticas. Os alunos viajam para sete países durante a graduação e têm a oportunidade de aplicar o que aprendem em projetos cívicos em parceria com empresas, ONGs, governos e pessoas do país em que estão.
Pietro de Souza estudou no Instituto Ismart e descobriu paixão pelas áreas de educação e tecnologia
Arquivo Pessoal
O primeiro ano será em São Francisco, nos EUA. Depois, ele passará por mais seis países, sendo Índia, Coreia do Sul, Taiwan, Alemanha, Inglaterra e Argentina. A ordem das viagens será definida posteriormente.
“Antes de chegar nesse objetivo, eu fracassei em muitos outros, mas cada fracasso me ensinou coisas que foram importantes para chegar neste sonho de agora. Nada do que a gente faz é em vão, tudo é uma oportunidade de desenvolvimento e de aprendizado”, destaca.
Campanha virtual
Com a bolsa de estudos adquirida por Pietro, os custos de moradia e a maior parte da anuidade são cobertos. Os custos de vida, como de alimentação, serão garantidos por meio de uma vaga de estágio. Porém, ele não possui condições financeiras para o custo remanescente da anuidade, gastos de viagem e emissão de documentos.
Pietro iniciou uma campanha pela internet em busca de contribuições. O valor total que ele precisa arrecadar é de R$ 37.098,75. Até o momento, ele chegou a alcançar 2% da meta. A viagem será no dia 21 de agosto.
“Fiquei muito feliz com os resultados até agora, não somente sobre a arrecadação em si, mas também sobre as oportunidades e o apoio que tenho recebido nesse tempo. Muitas pessoas estão me motivando e torcendo por mim.”
Veja mais notícias da região em g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul