• https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul

      New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Prefeitura de SP anuncia novas medidas de acolhimento em dias frios para abrigos da capital


Mudança no protocolo de atendimento ocorreu após grupo da Secretaria de Assistência Social vistoriar equipamentos municipais. Operação Baixas Temperaturas é acionada toda vez que os termômetros da cidade marcam 13°C ou menos. Pessoa recebendo refeição na Operação Baixas Temperaturas
Divulgação/PMSP
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) de São Paulo adotou novas medidas para acolher pessoas em situação de rua nos abrigos da capital em dias frios.
Prefeitura de SP apura se frio provocou 3 mortes de pessoas em situação de rua na capital
O novo protocolo foi definido após um grupo de trabalho da secretaria vistoriar 14 equipamentos municipais, verificando aspectos como qualidade da alimentação oferecida, estoque de toalhas e cobertores, e material de higiene.
Em reunião nesta terça-feira (6), representares de organizações que administram os centros de acolhimento definiram o seguinte:
Serão acolhidas todas as pessoas, mesmo as que não possuam encaminhamento. Em caso de ausência de vaga, o serviço responsável por fazer os encaminhamentos será acionado e fica liberada a espera dentro da unidade;
Reserva técnica de 5% de vagas — garantir que haja vagas para as pessoas que chegam de última hora nos abrigos. Objetivo é não dispensar as pessoas por falta de vagas;
Proibido colocar pessoas para fora dos centros de acolhida antes do café da manhã;
Oferecer lanche da noite para quem chegar no local após as 21h, principalmente nos centros de acolhimento emergenciais;
Aumentar a quantidade do café da manhã e acrescentar frutas na refeição;
Reforçar as equipes de limpeza noturnas;
Reforçar o atendimento no momento da recepção e evitar troca constante de funcionários, com objetivo de criar vínculos com quem procura o atendimento;
Colocar placas nas áreas externas informando que ninguém que busca abrigo ficará na rua
Remover cercas cortantes dos muros e instalar câmeras de segurança em todas as unidades
As medidas devem ser publicadas no Diário Oficial da cidade nos próximos dias.
Operações Baixas Temperaturas
A Operação Baixas Temperaturas (OBT) é acionada pela prefeitura quando os termômetros da capital registram 13°C ou menos. O alerta é feito pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) ou pela Defesa Civil.
Com a OBT em ação, são instaladas tendas em algumas áreas da cidade, com oferta de Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), alimentação, cobertores, roupas e traslado para centro de acolhimento.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.
#sosriograndedosul
Essa é uma oportunidade simples, segura, efetiva (e afetiva) de estender a mão e oferecer ajuda a pessoas que estão passando por dificuldades inimagináveis no Rio Grande do Sul, após as chuvas que castigaram o Estado.
Mais do que uma simples contribuição financeira, sua doação é um gesto de cidadania, solidariedade e humanidade. É a oportunidade de ser a luz no momento mais difícil de alguém.

 

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-chuvas-rs-doe-para-o-rio-grande-do-sul