• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    AGÊNCIA JF | Social - Repositório

Estamos perto do “ponto de não retorno”, diz especialista sobre Amazônia

Em entrevista à CNN, neste sábado (10), o copresidente do Painel Científico para a Amazônia, Carlos Nobre, afirmou ser preciso zerar todo o desmatamento na Amazônia, uma vez que a floresta está perto do “ponto de não retorno”.

“O mundo inteiro está olhando o Brasil, vamos ter que trabalhar firmemente, com muita eficácia, para zerar o desmatamento. As vezes se fala em zerar o desmatamento ilegal mas, de fato, o desafio para a Amazônia… ela está tão perto de um ponto de não retorno, de se tornar um ecossistema degradado, que é melhor zerar todo o desmatamento e passarmos a ter o maior projeto de restauração florestal de todo o mundo para salvar a Amazônia”, disse.

O climatologista comentou ainda que o mundo espera que o Brasil volte a “ser um protagonista de buscar soluções sustentáveis para o planeta”. Segundo ele, o retorno do Plano Amazônia é uma notícia “muito boa”, mas também um “enorme desafio”.

“É a retomada de um plano que, lá atrás, foi uma resposta ao desmatamento que tinha explodido no Brasil em 2004. Quase 28 mil quilômetros foram desmatados na Amazônia brasileira e esse plano foi sendo implementado com muita eficácia e tivemos a maior redução dos desmatamentos. Em 2012, tivemos 4,6 mil quilômetros desmatados, o valor mais baixo desde os anos de 1970”, afirmou Nobre.

Para o especialista, é preciso que o país realize investimentos na “bioeconomia” e retome a industrialização.

“Esse é um desafio de todo o Brasil. Nós nos desindustrializamos por décadas e não existe pais desenvolvido que não seja industrializado. Para a Amazônia é esse desafio, nós temos que nos industrializar, agregar valor para os produtos da floresta. Por exemplo, o açaí é um produto que traz mais de US$ 1 milhão para a economia da Amazônia brasileira, mas ainda a industrialização é modesta”.

Veja a entrevista completa no vídeo acima.

(*Produzido por Bárbara Brambila, da CNN, em São Paulo).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Estamos perto do “ponto de não retorno”, diz especialista sobre Amazônia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.