• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Safra da Tainha: Governo de SC quer que Justiça reveja sentença sobre volume autorizado para captura da safra de 2023

Um lanço com aproximadamente 20 mil tainhas fez a alegria dos pescadores da Lagoinha do Norte, em Florianópolis, nesta terça-feira (20). Segundo o Governo do Estado, a Administração vem trabalhando para preservar as quotas de captura do peixe, uma luta que vem avançando na Justiça para garantir direitos e preservar a atividade em Santa Catarina.

“Nossa preocupação é com a situação dos pescadores, especialmente os artesanais de malha, que estão próximos de atingir ou já ultrapassaram sua quota de captura limite”, frisa o secretário Executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Frigo.

O secretário destaca ainda que a atividade tem grande importância econômica e cultural para Santa Catarina. “Queremos reverter essa questão diante do prejuízo que ela pode causar ao estado. Além disso, é fundamental que o pescador tenha garantido o direito de exercer o seu trabalho”, acrescenta Frigo.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Ação do Estado

No dia 15 de junho, o Estado apresentou recurso contra a sentença da Justiça Federal (JFSC) que extinguiu a Ação Civil Pública (ACP) que pretendia rever os limites impostos para a pesca da tainha.

O pedido é para que a Justiça reveja a sentença proferida no início deste mês, dê andamento ao processo e conceda uma liminar para revisar o volume autorizado para a captura do pescado na safra de 2023.

Para lidar com a questão, o Governo do Estado apelou ao Tribunal Regional Federal (TRF). A ideia é buscar a permissão para que os pescadores industriais continuem pescando e que os pescadores artesanais de malha tenham a mesma quota de captura do ano passado.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel

Com isso, haverá um equilíbrio na atividade pesqueira, garantindo que tanto os pescadores industriais quanto os artesanais possam exercer suas atividades dentro dos limites estabelecidos. Primeiro, o Governo está buscando uma solução temporária para evitar a interrupção das atividades dos pescadores artesanais de malha, até que uma análise mais aprofundada sobre a situação seja realizada.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Casamento Coletivo de Itajaí acontece neste sábado; mais de 70 casais vão participar da cerimônia

Caixa Econômica Federal suspende cobrança de Pix para pessoa jurídica

O post Safra da Tainha: Governo de SC quer que Justiça reveja sentença sobre volume autorizado para captura da safra de 2023 apareceu primeiro em ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *