• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Europeus reforçam a Lula visão pró-Ucrânia da guerra

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, e a primeira-ministra, Giorgia Meloni, reforçaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a defesa da posição da Ucrânia na guerra contra a Rússia.

Segundo autoridades brasileiras que participaram dos encontros relataram à CNN, as lideranças italianas reproduziram ao presidente brasileiro a posição europeia de que apreciam o esforço brasileiro pela paz, mas que há um agressor nesse caso, a Rússia, e que nenhum processo de paz deve beneficiar o agressor.

Lula teria respondido compreender que a Rússia agrediu, que a diplomacia brasileira já condenou a agressão e que houve um processo de aproximação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nas últimas décadas das fronteiras russas –movimento alertado pelos russos, que alertava para a evolução de um conflito.

O presidente também tratou com ambos do acordo União Europeia e Mercosul. Teria ouvido de Meloni, por exemplo, que ela tem uma agenda pró-acordo e que iria se esforçar para convencer os demais países europeus a concluir o tratado.

O presidente brasileiro, porém, teria alertado que o instrumento adicional exigido pelos europeus com mais exigências para o tratado, em especial ambientais, é inaceitável.

Disse também, segundo fontes ouvidas pela CNN, que uma contraproposta estava sendo elaborada e que o Brasil defende que vai ser preciso alterar, por exemplo, o item de compras governamentais pois o governo brasileiro entende que ele reforça o processo de industrialização brasileiro.

Na avaliação de autoridades brasileiras, Meloni, que é considerada de extrema-direita, tem feito sinalizações internas que a afastam desse espectro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Europeus reforçam a Lula visão pró-Ucrânia da guerra no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *