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Presidente da CPTM afirma que projeto de modernização da estação Mogi das Cruzes da Linha 11-Coral deve ser licitado em 2024

Declaração de Pedro Moro, presidente da CPTM, foi feita durante evento de lançamento da obra da estação Aracaré da Linha 12-Safira. Marco Antônio Assalve, secretário estadual de Transportes Metropolitanos, confirmou que governo do Estado tem um plano de recuperação ferroviário em Mogi. Falta de estrutura é a principal reclamação de usuários da CPTM no Alto Tietê
O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve; o presidente da CPTM, Pedro Moro; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Padro; e o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PL), participaram de um evento nesta quinta-feira (22) que marcou o lançamento das obras de modernização da estação Aracaré da Linha 12-Safira, localizada em Itaquaquecetuba.
Durante o evento, o presidente da CPTM disse que o projeto de modernização da estação Mogi das Cruzes deve ser licitado no próximo ano. Para as demais estações que ficam na cidade, a previsão é fazer obras mais estruturais e lançar os projetos em 2024.
“A gente fez esses estudos para extensão até César de Souza em meados dos anos 2000. Havia uma dificuldade muito grande de técnica pra poder chegar até lá, bem como de demanda pra atender a população. Hoje, com o novo plano diretor da cidade, estendendo até César de Souza a nova centralidade, a gente está revendo esses estudos, internamente, na CPTM. Esse trabalho está em desenvolvimento, ao mesmo passo que a prefeitura está buscando outras alternativas, como por exemplo a possibilidade de um BRT ou algum outro modal de transporte que atenda a centralidade de César de Souza. Tudo está sendo discutido entre governo do Estado e a prefeitura pra poder atender da melhor forma a população”.
De acordo com a CPTM, o investimento para a reforma da estação Aracaré da Linha 12-Safira de R$ 50 milhões, que deve receber a instalação de elevadores, uma ponte para pedestres, um bicicletário com mais de 240 vagas, escadas com rampas nas laterais. Segundo Moro, a obra deve ser concluída no prazo de dois anos.
“Tem um plano de modernização de todas as estações da CPTM. Aracaré fazia parte das estações. A gente tinha o desenvolvimento de projeto, atrasou um pouco o desenvolvimento de projeto, mas hoje, com ele finalizado, a gente pôde fazer o lançamento das obras, assim como foi feito com Manoel Feio também, e muito em breve com Itaquaquecetuba. O prazo contratual são de 24 meses, a gente está trabalhando com esse prazo e deve cumprir ele”.
O secretário estadual de Transportes Metropolitanos também esteve no evento que marcou a inauguração das obras de reforma da estação Aracaré. Na oportunidade, ele afirmou que Mogi das Cruzes está entre as cidades que devem receber melhorias na parte do transporte ferroviário.
“Plano de recuperação da ferrovia eu acho que é um plano imenso. Nós estamos mexendo com toda a parte de ferrovia. Acessibilidade a gente fez em várias estações, inclusive. E agora, eu acho que, aqui pra região, chegando em Mogi das Cruzes, nós também temos um plano pra Mogi das Cruzes. É um projeto que está sendo feito internamente. Então, eu acho que tem bastante coisa a ser anunciado no futuro”, disse Assalve.
O chefe da pasta também comentou sobre o planejamento do governo do Estado em relação ao transporte público na região metropolitana de São Paulo.
“Nós temos um projeto que vamos ter terminais de ponta, estações ao longo, e o BRT. Inclusive, falando do BRT, nós temos uma obra do BRT lá na região do ABC, que vai pra São Paulo, que está em andamento também. São modais que se complementam, isso que é importante a gente notar. Então, você tem a ferrovia, você tem o metrô, você tem o BRT, você tem o sistema de ônibus, que têm que estar sempre conectados”, explicou o secretário.
Linha 11-Coral
A Linha 11-Coral da CPTM, que conta com nove estações no Alto Tietê, é a mais movimentada de todo o sistema de trens da região metropolitana de São Paulo. Segundo dados da CPTM, as estações da região receberam mais de 3,5 milhões dos 11,2 milhões de passageiros que utilizaram a linha em outubro do ano passado. Além disso, ainda segundo a companhia, Suzano foi a cidade com maior quantidade de passageiros naquele mês.
O levantamento da CPTM também revelou que 60% dos passageiros apontam que o tempo de espera é o que precisa melhorar na linha, enquanto 10,77% reivindicam melhorias no tempo de viagem. A reportagem do Diário TV foi até a estação Estudantes, a primeira parada da Linha 11-Coral sentido São Paulo, e ouviu algumas sugestões dos passageiros sobre melhorias na utilização dos trens.
“Tem vez que fica complicado. Às vezes demora muito, aí eu acho que ia melhorar um pouquinho mais se eles colocassem mais trens em horário de pico. Melhorou bastante. Falta só essas de Jundiapeba e essas outras aqui melhorarem. Suzano melhorou bastante. Melhorar um pouco a estação, está bem antiga”, disse o mecânico de refrigeração Geilson da Costa.
“Aqui principalmente. Pra atravessar de uma plataforma pra outra ou pra sair do outro lado. Ou sobe esse viaduto ou tem que passar por debaixo. A gente passa por cima da linha do trem aqui, porque não tem como passar, passa por ciam da linha. Então, acho que aqui é um estação que precisaria muito ser revitalizada”, disse Larissa Tamarozzi Leite, analista pós-venda.
“É mais a lotação mesmo. É muita pessoa em pé. E os trens não têm um espaçamento ideal pra gente pegar ele. Precisaria de mais trem assim pra ser mais confortável a viagem”, disse o aposentado Luís Carlos Monteiro.
“Uma coisa que dificulta bastante o transporte é o número de pessoas. Eu já ouvi falar que eles podem colocar mais trens, tanto pra vir quanto pra ir pra São Paulo. Mas eu não sei como isso funcionaria na prática. Eu acho que falta, sim, mais trens pra fazer esse transporte. O número de pessoas sempre vai ser grande. O pessoal daqui, Mogi e região, indo pra São Paulo, Guaianases, Zona Leste. Então, esse é um problema que sempre vai ter, muita gente indo e voltando, mas eu acho que o que falta mesmo é o número de trens”, contou biomédico Luis Felipe Galvão Valdivia.
Licitações para reformas
Em outubro do ano passado, a promessa da CPTM era de dar início às reformas nas estações localizadas em Mogi das Cruzes ainda no primeiro semestre deste ano. O novo prazo veio depois de algumas tentativas de licitação, mas que não avançaram. Em 20 de janeiro de 2022, por exemplo, a CPTM tentou fazer o pregão, mas adiou para 21 de março do mesmo ano.
Das quatro estações da Linha 11 da CPTM em Mogi, a única que não aparece no projeto inicial é de Braz Cubas. Na época, a companhia alegou que, por causa de alguns fatores, iria fazer um projeto só para esta estação, mas não confirmou quando isso aconteceria.
Em março deste ano, Tarcísio de Freitas qualificou 15 projetos de concessões e de parcerias público-privadas (PPPs)”. Na lista, há a recomendação para incluir algumas linhas da CPTM. entre elas, estão as duas que atendem a nossa região.
O governador de São Paulo já chegou a dizer que o “BRT pode ser uma alternativa para interligar o transporte público do Alto Tietê, durante durante uma entrevista ao Diário TV durante o segundo turno das eleições do ano passado, antes de ser eleito.
O que diz a CPTM
As estações das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, que atendem a região do Alto Tietê, estão recebendo diversas obras de melhorias e modernização. A companhia citou algumas intervenções que aumentam a velocidade do trem, sem colocar em risco a segurança do passageiro, outros sistemas que deixam o deslocamento entre um ponto e outro da linha um pouco mais rápido.
Sobre a estação Mogi das Cruzes, a CPTM disse que estudos preliminares estão sendo finalizados para que as obras sejam iniciadas. O projeto prevê solução integrada para a região central da cidade, com mobilidade aos pedestres e conexão entre modais, com bicicletário interligado ao terminal municipal de ônibus, além de oferecer total acessibilidade e áreas para exploração comercial para oferta de serviços aos passageiros. Após a conclusão, os projetos das demais estações do município devem ser desenvolvidos.
Já em relação às estações, estão em andamento obras de acessibilidade da Estação Engenheiro Manoel Feio e Aracaré, assim como a elaboração do projeto de reforma da Estação Itaquaquecetuba, na Linha 12-Safira. Na Linha 11-Coral já estão autorizados os projetos para a reforma das estações Estudantes, Mogi das Cruzes, Braz Cubas e Jundiapeba.
Para a extensão da Linha 11-Coral até o distrito de César de Sousa e implantação da nova estação, a CPTM vai retomar os estudos para verificação da viabilidade técnica e econômica. Cabe ressaltar que a área para a implantação do novo trecho de via permanente e da nova estação não pertencem à CPTM, mas ao Governo Federal. Além disso, a Prefeitura estuda outras alternativas de atendimento à população da região, a exemplo do BRT.
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