• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    AGÊNCIA JF | Social - Repositório

Grupo teatral de São João reúne pessoas deficiência no elenco em preparação para lançar musical


Cia. Ser Diferente tem atualmente 13 integrantes. Ensaios e aulas despertam talentos desses artistas de várias idades. Companhia de teatro de São João formada com pessoas com deficiência irá apresentar musical
A companhia inclusiva de teatro Ser Diferente de São João da Boa Vista (SP) se prepara para estrear um musical em quatro meses. O grupo inclui pessoas com deficiência no elenco, com a missão de mostrar que todos podem brilhar nos palcos da vida.
📲 Compartilhe no WhatsApp
📲 Compartilhe no Telegram
Por enquanto, os ensaios vocais ainda não começaram. Eles estão desenvolvendo a parte corporal. Os ensaios e as aulas de teatro despertam os talentos desses artistas de várias idades.
“Nós temos que buscar o que há de melhor em cada individuo. O que a gente faz com os atores é que eles criem e eles trazem para a gente uma bagagem muita grande”, disse a diretora Cecília Marcondes, uma das fundadoras do projeto.
Cia. Ser Diferente de São João da Boa Vista (SP) reúne atualmente 13 integrantes, sendo oito pessoas com deficiência
Reprodução/EPTV
A Cia. Ser Diferente tem hoje 13 integrantes, sendo oito pessoas com deficiência. O ator João Matheus Rinck, de 19 anos, tem espectro autista e é um jovem premiado no palco.
Há dois anos, o papel na peça “O Rei e a Rosa” rendeu o prêmio de melhor ator revelação no Festival Regional de Teatro Amador em São João da Boa Vista. “Precisa de muita técnica e responsabilidade”, disse.
Larissa Paixão tem 11 anos é a novata do grupo. “É muito gratificante fazer parte porque é algo que queria muito fazer. Meu sonho é ser atriz, fazer novelas, séries”, disse.
Inclusão
Larissa Paixão tem 11 anos é a novata do grupo de São João da Boa Vista
Nilson Porcel/EPTV
Focado no trabalho de inclusão, o grupo existe desde 2018 e começou com ensaios em uma garagem aqui na cidade.
O projeto ocorre por meio da Lei Rouanet, mas o produtor e ator Onofre Gonçalves explicou que uma porcentagem dos recursos ainda precisa ser captada para dar tudo certo com o espetáculo.
“Conseguimos 60% do valor e agora estamos em busca de apoiadores para complementar esses 40% que estão faltando, para conseguir fazer mais apresentações”, disse.
A apresentação do musical será em outubro e promete. “Pelas pesquisas que fiz é o primeiro musical com o elenco totalmente inclusivo sendo feito aqui no Brasil, o que é um marco para companhia também”, disse o produtor.
Grupo teatral de São João da Boa Vista reúne pessoas deficiência no elenco em preparação para lançar musical
Nilson Porcel/EPTV
A estudante Graziela da Costa Duarte disse estar ansiosa para a apresentação e já sabe quais serão as personagens no musical. “O gato e o pássaro”, disse.
A mãe, Conceição Aparecida da Costa Duarte, já quer garantir um lugar na primeira fila e, mesmo ainda acompanhando a fase de preparação, já se vê tomada por um sentimento de orgulho.
“O desenvolvimento dela foi muito bom, a gente vê a diferença desde que começou. Está sendo muito bom para ela”, disse.
Interessados podem participar do grupo que ainda tem vagas abertas. Os encontros ocorrem às terças-feiras, às 19h, no Teatro Municipal. Mais informações no telefone: (19) 99155-8745.
VÍDEOS: Reveja as reportagens dos telejornais da EPTV
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.