• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

    Social - Repositório

Especialistas ensinam como emagrecer sem perder massa muscular

Ao fazer uma dieta com restrição calórica, você perde gordura e músculos. A diminuição da massa muscular não afeta apenas a força física, também influencia no metabolismo do corpo – o processo que transforma alimentos em energia.

As dietas de emagrecimento são baseadas no déficit calórico: é necessário gastar mais calorias do que ingeri-las. “O déficit calórico obriga o organismo a utilizar a massa muscular como fonte de energia”, explica o nutricionista esportivo Diogo Cirico, responsável técnico pela Growth Supplements.

Isso porque nem todos os tecidos do corpo usam gordura como energia quando o corpo está em déficit. É o caso do cérebro, que recruta dos músculos o combustível para funcionar. “É na manutenção de massa muscular que está a importância de buscar uma dieta balanceada associada a exercícios físicos”, destaca o nutricionista.

Como evitar a perda de músculos

Dietas com poucas proteínas provocam maior perda de massa muscular, uma vez que esse tipo de alimento ajuda na construção e na manutenção dos músculos. A restrição total de carboidratos também não é indicada, uma vez que eles são fontes de energia e evitam que o corpo queime o tecido muscular.

“O ideal é que a pessoa consuma entre 1,8 a 2,5 gramas de proteína por quilo de peso ao longo do dia. Ou seja, uma pessoa de 100 quilos vai consumir entre 180 e 250 gramas de proteínas ao longo do dia. Já para os carboidratos, o consumo ideal gira em torno de quatro gramas vezes o peso ao longo do dia”, afirma Cirico.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Publicidade do parceiro Metrópoles 3

Publicidade do parceiro Metrópoles 4


0

O personal trainer Leandro Twin alerta que músculos fracos podem levar a problemas articulares e ósseos, além de retardar o metabolismo. As consequências são intensificadas em idosos, que podem até desenvolver problemas de equilíbrio e força por causa disso.

“A única maneira não farmacológica de você conseguir manter a massa muscular durante a vida é estimula-la. Os exercícios físicos fazem com que o corpo tenha a necessidade de manter a força, a resistência e a musculatura”, diz Twin.

Para evitar a perda de massa muscular durante um processo de emagrecimento, os especialistas sugerem:

  • Dieta rica em frutas, verduras e legumes;
  • Perda de peso saudável;
  • Dieta rica em proteínas;
  • Exercícios de hipertrofia;
  • Sono adequado.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *