• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Preço do leite cai na entressafra e preocupa produtores


Produtores de leite têm presenciado uma situação incomum, considerando que o preço está caindo quando, normalmente, era para ser o contrário. Preço do leite cai na entressafra e preocupa produtores
Reprodução/TV TEM
Para garantir uma boa produtividade ao ordenhar um rebanho, a alimentação precisa ser de qualidade e na quantidade certa. Algumas fazendas experimentais contam com uma produção média diária de 2.300 litros. É bastante trabalho e há casos onde apenas um ordenhador dá conta sozinho.
O histórico recente do preço dos insumos era desafiador para os criadores. Os custos altos pressionavam o preço do leite. Mas isso mudou um pouco por uma série de fatores, incluindo as despesas com ração.
Os produtores de leite têm presenciado uma situação incomum, levando em conta que o preço está caindo quando, normalmente, era para ser o contrário. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, a média do litro de leite vendido pelos produtores aos laticínios, no estado de São Paulo, foi de R$2,64 em julho.
Esse dado é diferente de 2022, quando o produto estava quase 25% mais caro. O cenário é atípico, porque a produção diminui nesta época de entressafra, o que comumente faria o preço do leite subir.
Veja a reportagem exibida no programa em 17/09/2023:
Preço do leite cai na entressafra e preocupa produtores
Enquanto os preços baixam nos laticínios e nos mercados, graças a concorrência com países vizinhos que estão abastecendo o país, o produtor brasileiro precisa se adaptar ao novo cenário.
Para tentar driblar os gastos e poder ter uma margem de lucro um pouco maior, há quem aposte no pasto natural, além de realizar rodízio com as vacas para evitar gastar com silo.
Com o fim do período de seca, as vacas produzem mais, então terá mais leite no mercado. Por isso, quem trabalha na área acredita que, nos próximos meses, o preço pode cair ainda mais, ou, na melhor das hipóteses, para os produtores, a cotação deve estabilizar até o início do ano que vem.
VÍDEOS: reveja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.