• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

IRPF 2023: Região de Piracicaba tem 12,7 mil contribuintes na malha fina; saiba consultar situação


Mais da metade das inconsistências encontradas são por deduções indevidas. Imposto de Renda 2023
Marcos Serra/ g1
A região de Piracicaba (SP) tem 12.750 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023 retidas pela malha fina, segundo a Receita Federal. O número representa 2,67% do total de documentos entregues este ano – Saiba abaixo como consultar situação fiscal.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
🦁A malha fina quer dizer que as declarações apresentaram inconsistências nas informações declaradas. Mais da metade delas por deduções indevidas.
Entre março e setembro de 2023, foram entregues 478.210 declarações nas 25 cidades sob jurisdição da Delegacia da Receita Federal de Piracicaba.
SAIBA TUDO SOBRE O IMPOSTO DE RENDA
Entre as 12 mil retidas na malha fina, são 8.734 declarações com Imposto a Restituir (IAR), representando 68,50% do total em malha; 3.841 declarações, ou 30,13% do total em malha, com Imposto a Pagar (IAP) e 175 declarações com saldo zero, representando 1,37% do total em malha.
Principais motivos
Os principais motivos de retenção em malha fiscal, neste ano de 2023, na região de Piracicaba são:
53,41% – Deduções da base de cálculo do imposto, sendo as despesas médicas o principal motivo de retenção;
30,70% – Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados;
11,58% – Divergências entre os valores de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) entre o que foi informado na Dirf e o que foi declarado pelas pessoas físicas nas Dirpf;
4,31% – Deduções do Imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos.
Como consultar
Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Quais os erros mais comuns que levam à malha fina?
Para acessar, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Ao fazer o login, selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”. Lá, você poderá verificar se sua declaração está na malha fina e verificar qual o motivo pelo qual ela foi retida.
As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.
Restituição
A Receita Federal abriu na sexta (22) a consulta ao 5º e último lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023. Está previsto o pagamento de R$ 14,9 milhões aos contribuintes da região de Piracicaba.
Saiba como consultar se está incluído neste lote
O pagamento da restituição vai ser realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX, no dia 29 de setembro.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.