• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Tarcísio e os aplausos para Barroso

Que Tarcísio de Freitas tenta se afastar do rótulo de bolsonarista não é novidade — aliados defendem que, se quiser se transformar em uma opção viável na próxima corrida presidencial, ele precisará se mover cada vez mais em direção ao centro.

Na cerimônia de posse do ministro Luis Roberto Barroso como presidente do Supremo, nesta quinta-feira, o governador de São Paulo fez gestos que, se vistos pelos bolsonaristas mais fervorosos, causariam furor.

Para além dos cumprimentos efusivos ao ministro, um dos alvos prediletos dos apoiadores de Jair Bolsonaro, sem que estivesse sob a atenção das câmeras Tarcísio aplaudiu os trechos do discurso de Barroso que continham estocadas — algumas mais diretas, outras menos — no bolsonarismo.

Uma das passagens do discurso que ganharam aplausos do governador foi aquela em que o ministro elogiou Rosa Weber, sua antecessora na presidência do tribunal, por ter reconstruído em 21 dias o plenário destruído por apoiadores de Bolsonaro no fatídico 8 de janeiro. A atitude chamou a atenção de quem estava por perto.

Sentado na quinta fileira de um dos setores do plenário reservado para convidados, logo atrás do senador petista Jaques Wagner, Tarcísio (em destaque na foto) também aplaudiu Barroso quando o novo presidente do STF elogiou as iniciativas da Corte em favor da comunidade LGBTQIA+ e quando defendeu que causas tidas como “progressistas” precisam ser levadas em conta porque são, na verdade, “causas da humanidade”.

Em conversas com interlocutores logo após a cerimônia, Barroso elogiou a presença de Tarcísio na posse, vista por ele como sinal de civilidade e uma prova de que é possível pacificar o país nestes tempos de polarização acirrada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.