• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

É #FAKE imagem que mostra Torre Eiffel em chamas


Imagens em tempo real feitas de locais próximos e fotos publicadas nas redes sociais da Torre Eiffel mostram que publicações são falsas. Circulam nas redes sociais vídeos que mostram um incêndio na Torre Eiffel. É #FAKE.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Fato ou Fake no WhatsApp

g1
Uma publicação no TikTok em 21 de janeiro de 2024 mostra o vídeo, acompanhado de legenda em português: “Torre Eiffel pegou fogo e não realizei o sonho de ir lá”.
Uma busca no TikTok pela expressão “Eiffel” mostra vídeos do monumento em chamas publicados nas primeiras semanas de janeiro; são centenas de milhares de visualizações, com legendas em vários outros idiomas. Alguns perfis assumem que as imagens são falsas, criadas por inteligência artificial.
Não é verdade que a Torre Eiffel pegou fogo em janeiro de 2024. Câmeras com transmissão ao vivo instaladas em prédios próximos mostram que o monumento permanece intacto. Uma busca avançada pela palavra Eiffel nos perfis oficiais da polícia e dos Bombeiros no X não retorna com qualquer relato de incêndio na torre.
O perfil da Torre Eiffel no Instagram mostra fotos do monumento sob a neve tiradas em 18 de janeiro de 2024, sem qualquer menção a um suposto incêndio. Os perfis no X e no Facebook mostram em 20 de janeiro um convite para que visitantes comprem ingressos para a torre —e que dão direito a uma taça de champanhe durante a visita ao segundo andar.
No site da Torre Eiffel há uma nota publicada em dezembro segundo a qual a torre está sendo submetida a obras de manutenção e renovação, no último andar, até 9 de fevereiro. Não há menção a incêndio.
É #FAKE imagem que mostra Torre Eiffel em chamas
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *