• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

“Estou chocada”, diz advogada alvo de monitoramento ilegal da Abin

A advogada Nicole Giaberardino Fabre, apontada pela Polícia Federal (PF) como alvo de monitoramento ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), afirmou à CNN que está “chocada” com a informação de que foi espionada durante o exercício do trabalho, em Brasília (DF).

“Eu tô pasma, chocada. Não tinha justificativa. Eu estava fazendo o meu trabalho”, disse.

A advogada afirmou que está tomando conhecimento de toda essa situação que envolveu meu nome. E que deve acionar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

As investigações da PF apontam que Fabre foi monitorada com o objetivo de relacionar a advogada e os Ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes com a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), “alimentando a difusão de fake news contra os magistrados da Suprema Corte”.

O monitoramento ilegal teria ocorrido enquanto a advogada trabalhava para a ONG Anjos da Liberdade.

Na época, ela havia apresentado uma “Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental” contra a portaria do Ministério da Justiça que limitava o contato social com presos em estabelecimentos penais federais.

Segundo a PF, Fabre foi espionada pelo software FirstMile enquanto transitou no Congresso Nacional, na Corte Interamericana de Direitos Humanos e no STF.

A CNN também tentou contado com a ONG Anjos da Liberdade, mas não teve retorno.

A Abin ainda não se manifestou sobre a operação deflagrada nesta quinta-feira (25)

Veja o trecho completo em que a delegada é citada:

A representação também aponta como evidência da instrumentalização da ABIN para escopo estranho aos colimados pelos arts. 3o e 4o, caput e parágrafo único, da Lei n.9.883/19992, o que se colhe da Ordem de Busca n. 24/92345, em 19.8.2019, que tinha por fito monitorar a atuação da Organização Não Governamental Anjos da Liberdade e da advogada Nicole Giaberardino Fabre, que a representava. A organização se batia contra a Portaria n. 157/2019, editada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O ato normativo limitara o contato social de presos em estabelecimentos penais federais com o público externo apenas ao parlatório ou por meio de videoconferência. Dos arquivos “Tópicos mais importantes.docx” e “Prévia Nini.docx”, observa-se que houve a vigilância da advogada, por meio do aplicativo. Foram seguidos os seus passos no Congresso Nacional, na Corte Interamericana de Direitos Humanos e no Supremo Tribunal Federal, onde estava em curso a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 579, dada a protocolo em abril/2019, e que se referia ao mesmo assunto. O arquivo “Prévia Nini.docx” mostra a distorção, para fins políticos, da providência, indicando a pretensão última de relacionar a advogada Nicole Fabre e os Ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes com a organização criminosa Primeiro Comando da Capital – PCC, alimentando a difusão de fake news contra os magistrados da Suprema Corte.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Estou chocada”, diz advogada alvo de monitoramento ilegal da Abin no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.