• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Processo civil em NY: o que aconteceu durante o depoimento de Trump

Dois dias depois de dominar as primárias presidenciais do Partido Republicano em New Hampshire, Donald Trump testemunhou por menos de cinco minutos, na quinta-feira (25), em um tribunal federal de Manhattan, onde tentava evitar um veredito multimilionário do júri contra ele no processo por difamação iniciado pela escritora E. Jean Carroll.

O julgamento é referente aos comentários de Trump em 2019 sobre a escritora que, no ano passado, obteve um veredito favorável sobre a sua alegação de que Trump a agrediu sexualmente em meados da década de 1990 e, depois, a difamou quando ela o acusou publicamente pela primeira vez. Carroll está buscando pelo menos US$ 10 milhões.

As discussões finais estão marcadas para a manhã de sexta-feira (26) e o júri de nove pessoas poderá decidir o caso até a hora do almoço.

Aqui está o que você deve saber a partir de quinta-feira:

Trump testemunha: Depois de dias de insinuações sobre a presença do ex-presidente no tribunal, Trump esteve no banco das testemunhas por apenas alguns minutos na quinta-feira. As questões da defesa foram efetivamente pré-esclarecidas pelo juiz, uma vez que Trump não foi autorizado a contestar novamente o veredito do ano passado. Ele negou novamente que teria agredido Carroll sexualmente e disse que queria defender a si mesmo, sua família e a presidência.

Trump faz papel de vítima: talvez mais interessante do que qualquer coisa que ele tenha dito no tribunal – antes ou durante o seu depoimento – foi a decisão de Trump de comparecer em primeiro lugar. Ele não foi obrigado pelo tribunal a falar ou a comparecer ao julgamento, onde câmeras não são permitidas, mas o fez repetidamente. A sua aparição na quinta-feira representou mais uma oportunidade, na opinião de Trump, para avançar a narrativa de que é vítima de uma ampla conspiração destinada a bloquear o seu retorno ao cargo e prejudicar a sua reputação pessoal e empresarial.

Equipe de Trump ataca Carroll: A advogada de Trump, Alina Habba, procurou minar as alegações de Carroll de que sua segurança estava em risco como resultado das declarações depreciativas do ex-presidente sobre ela. Ao questionar Carol Martin, amiga de longa data de Carroll, uma ex-repórter de televisão, Habba apontou para textos em que Carroll escreveu a Martin que ela não tinha preocupações de segurança na época. As mensagens de texto são fundamentais para a estratégia da defesa de tentar mostrar que Carroll exagerou nas suas afirmações.

Os advogados de Carroll reproduzem as fitas: os advogados de Carroll exibiram vídeos para o júri em que Trump atestava sua riqueza pessoal e outro em que o ex-presidente menosprezava Carroll e negava conhecer a escritora. Os advogados de Carroll também exibiram clipes de depoimentos anteriores e declarações de Trump à mídia nos quais ele menospreza Carroll como “doente”, ameaça processar seu advogado e reclama das “farsas” que foram feitas contra ele. “Isto é uma farsa”, disse Trump durante um depoimento sobre o mesmo caso em outubro de 2022. “Esta situação ridícula que estamos fazendo aqui mesmo. Ela é uma mentirosa e uma pessoa doente, na minha opinião, muito doente.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Processo civil em NY: o que aconteceu durante o depoimento de Trump no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.