• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Quem é Mar Galcerán, a primeira deputada com síndrome de Down da Espanha

O prédio está em silêncio. A maioria dos deputados que compõem as Cortes Valencianas, o parlamento da Comunidade Valenciana, não estavam nos seus gabinetes no dia em que a CNN visitou as suas instalações.

No entanto, há Mar Galcerán, deputada do Partido Popular e a primeira pessoa com síndrome de Down a ocupar um assento na Espanha, que reservou um tempo na sua agenda para nos receber e contar-nos sobre a sua vida e carreira política.

Ao longo dos últimos tempos, Galcerán ocupou inúmeras capas e manchetes após obter o seu certificado de deputada. Fato que nos leva a pensar que ela teria esgotado a paciência no trato com a mídia.

Nada poderia estar mais longe da verdade. Ao conduzir-nos à sala do Parlamento, ela reconhece ter consciência do interesse que tem despertado nos últimos meses e mostra-se satisfeita com cada entrevista que dá “se isso serve para mudar o olhar, mudar a visão da sociedade em relação ao grupo de pessoas com capacidades diferentes”.

Galcerán, 46 anos, é integrante das Cortes desde 14 de setembro do ano passado. Ela esteve nas listas do seu partido nas duas últimas eleições regionais, tanto em abril de 2019 como em maio de 2023, mas só nestas últimas eleições é que teve a oportunidade de ocupar um dos 99 lugares deste órgão legislativo regional.

Nestes meses, a experiência tem sido muito positiva, diz, e a está ajudando a conhecer o funcionamento das sessões plenárias, o funcionamento das comissões e a conhecer os seus colegas. “Estou conhecendo meu trabalho aqui.”

Agora, a sua prioridade para esta 11ª legislatura é clara: “Trabalhar pelo bem-estar dos valencianos”, garante.

Carreira política

Uma vez sentada na sala do plenário, Galcerán olha para trás. Seu início na política remonta à década de 1990, quando tinha 20 anos. Nessa época, passou a atuar nas Novas Gerações do Partido Popular, organização juvenil do partido. “Duas coisas me motivaram”, diz: “uma, que acredito nas ideias e no programa do Partido Popular e, por outro lado, quero mudar a visão da sociedade sobre o grupo de pessoas com diferentes capacidades. Deixe-os ver que além da deficiência somos pessoas.”

De mãos dadas com essa imersão política, também começou sua carreira profissional. Entre 1997 e 2010 atuou como membro interino do Ministério da Presidência da Generalitat Valenciana. A partir de 2010 e após aprovação nos primeiros concursos adaptados para pessoas com deficiência intelectual, continuou a sua carreira em vários departamentos. Primeiro na Habitação Social, depois nas Políticas de Igualdade e Inclusão e, por último, na Saúde. “É preciso trabalhar, é preciso lutar, é preciso fazer um esforço… não importa quanto custe, você pode conseguir o que deseja”, conta-nos com orgulho ao relembrar estes últimos 26 anos dedicados ao serviço público.

Sofrer e lutar contra a discriminação

A fórmula do esforço é a constante que a tem levado a atingir os seus objetivos e até a superar alguns episódios de discriminação. “Quando eu estudava não tinha amigos, tinha colegas, porque eles me viraram as costas, não contaram comigo, me falaram uma coisa e depois fizeram outra. Mas saí dessa situação graças à minha família, meu irmão, que me ajudou apresentando-me aos seus novos amigos da universidade. Com isso abri mais um ciclo de amigos”, afirma Galcerán. “Agora esse grupo é comum e, fora isso, tenho conhecido novos amigos.”

Embora aquele episódio faça parte do passado, ela garante que, em algumas ocasiões, teve que enfrentar preconceitos. “Quem não me conhece acha que, por ter deficiência, síndrome de Down, não sou capaz. Mas isso é porque eles não me conhecem, não sabem que trabalho vou fazer, nem sabem o meu currículo”, conta.

E vale a pena conhecê-la, pois seus objetivos e paixões transcendem a política. “Gosto de esquiar, danço jotas valencianas – que é a dança típica regional –, sou corredora, faço corridas populares e estou aprendendo a dançar sevilhanas, porque este ano vou à Feira de Sevilha.”

Uma energia que também tem sido canalizada através do movimento associativo. Há anos está vinculada à Associação Valenciana de Síndrome de Down, mais conhecida como Asindown. Tanto que entre 2014 e 2018 ela se tornou presidente. “Vi uma oportunidade de trabalhar para o meu grupo”, diz ela.

Hoje ainda está ligada a essa associação, conta-nos, embora mais de segunda linha. Com toda esta carreira e experiência, Galcerán olha agora para o futuro. É verdade que ela ainda não atua como deputada há muito tempo, mas isso não a impede de ter clareza sobre seus objetivos. “Gostaria de ficar mais quatro anos”, reconhece, e por isso garante que fará um esforço para mostrar que está cumprindo suas metas. “Esse é o aval que eu poderia ter: um trabalho bem executado.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem é Mar Galcerán, a primeira deputada com síndrome de Down da Espanha no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *