• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

S&P bate recorde e fecha acima dos 5 mil pontos pela primeira vez

O índice S&P 500 bateu recorde e fechou acima dos 5 mil pontos nesta sexta-feira (9) pela primeira vez, à medida que o sentimento positivo tem se espalhado por Wall Street, com investidores aplaudindo progressos na inflação.

O recorde acontece em meio a um forte crescimento econômico, com a revolução da inteligência artificial, temporada de balanços melhor que o esperado, além da sinalização do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para um eventual ciclo de corte nos juros.

Foram longos 41 anos para o que o S&P 500 atingisse seu primeiro grande marco de 1 mil pontos, em 2 de fevereiro de 1998, explica Howard Silverblatt, analista sênior de índices da S&P Dow Jones Indices.

O índice havia atingido o marco anterior de 4 mil pontos em 1 de abril de 2021, depois do Fed ter reduzido os juros para quase zero, além da injeção de estímulos na economia e a vacina Covid-19 ter alimentado o otimismo com o crescimento econômico pós-pandemia.

Em 19 de janeiro, o índice de referência atingiu um novo recorde pela primeira vez em dois anos, superando a máxima anterior de 4.796,56 pontos. O índice atingiu seis novos recordes somente em janeiro.

Sam Stovall da CFRA Research explica que, após atingir nova máxima em janeiro, o S&P 500 alcançou novos recordes em fevereiro em cerca de 75% das vezes.

Segundo Stovall, quando novas máximas foram alcançadas em ambos os meses, o índice gerou um retorno médio de cerca de 16% e terminou o ano mais alto em cerca de 88% das vezes.

O S&P 500 subiu cerca de 5,4% até agora este ano. O índice saltou 24% em 2023, com as ações disparando no final do ano, à medida que o otimismo de que o Fed poderia começar uma “aterrisagem suave” ou conter a inflação sem desencadear uma recessão econômica aumentava.

Big Techs na liderança

O avanço para novos recordes tem sido extremamente estreito, e a maioria dos ganhos do S&P 500 provém das chamadas “Sete Magníficas” – Nvidia, Microsoft, Meta Platforms, Amazon, Apple, Alphabet e Tesla.

As ações da Nvidia, Microsoft, Meta Platforms e Alphabet fecharam em altas históricas várias vezes no mês passado.

“O ideal é que quando o mercado de ações negocia em alta, muitos setores e ações participem”, disse Scott Wren, do Wells Fargo Investment Institute.

Os retornos das ações das big techs geraram cerca de 62% do retorno total de 26% do índice de referência no ano passado, de acordo com Silverblatt.

Este conteúdo foi originalmente publicado em S&P bate recorde e fecha acima dos 5 mil pontos pela primeira vez no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *