• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Impasse sobre tirolesa no Taquaral completa 1 ano e Campinas atrasa conclusão de novo projeto


Em janeiro, prefeitura informou que novo plano para equipamento de lazer ficaria pronto em até 3 meses; relembre mudanças e veja cronograma. Obra integrava lista de prioridades do governo. Visitantes na área da Lagoa do Taquaral, em Campinas
Carlos Bassan/PMC
O impasse sobre as obras para construção de uma tirolesa com 700 metros de percurso na Lagoa do Taquaral, em Campinas (SP), completou um ano nesta semana sem que a prefeitura tenha finalizado o novo projeto após voltar à estaca zero desde a interrupção do plano inicial.
Em janeiro, a Secretaria de Serviços Públicos previa um novo plano em até três meses, o que não ocorreu. À época, a pasta confirmou que o projeto em elaboração é incompatível com a primeira versão que, segundo a administração, foi abandonada por um empreendedor que chegou a fazer investimento de R$ 80 mil. O governo municipal, porém, ressalta não ter aplicado recursos até então.
A secretaria diz que a nova previsão é finalizar este mês o novo plano.
“O projeto está em fase final de elaboração e deve ser concluído até o final de maio. A partir daí é que poderá ser aberta a licitação para selecionar a empresa que, com base nesse projeto, poderá executar a obra. O contrato será em modalidade de concessão”, diz nota de Serviços Públicos.
LEIA MAIS
Campinas descumpre meta para publicação de edital do ‘plano antienchente’ e segue em busca de financiamento
Campinas prevê estudos para corrigir edital da nova licitação do transporte após série de problemas indicados pelo TCE-SP; entenda
Campinas adia pela segunda vez previsão para fim de obras da 1ª fase de reforma do Convivência e licitar 2ª etapa; veja novos prazos
Prioridade do governo
A previsão inicial de entrega pelo governo Dário Saadi (Republicanos) era junho de 2020 e a obra foi colocada entre as prioridades dos 100 primeiros dias da gestão atual – relembre aqui a lista. O equipamento foi anunciado em março daquele ano pelo Executivo, quando o investimento necessário chegou a ser estimado em R$ 200 mil por meio da concessão do poder público para uma empresa.
A contagem de um ano do impasse tem como ponto de partida uma reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, que mostrou em maio de 2022 a paralisação das obras. À época, havia sinais de abandono.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, quando apresentou o plano dos 100 primeiros dias
Carlos Bassan / PMC
Segundo a prefeitura, o empresário que inicialmente assumiu o empreendimento, antes da pandemia de Covid-19, passou por graves problemas de saúde e desistiu do investimento. À época da pausa, a Secretaria de Serviços Públicos havia informado ao g1 que 50% das obras da tirolesa já tinham sido realizadas e que até então estava em diálogo com empreendedores para retomar as obras.
Cronograma
Em janeiro, a administração destacou que, após finalizar o novo projeto, o processo de licitação para contratar a empresa responsável pela construção e operação do equipamento deve levar seis meses. Já a realização das obras deve demandar prazo estimado em um ano.
A expectativa da administração é entregar a tirolesa à população até o fim de 2024.
Obra para construção de tirolesa na Lagoa do Taquaral, em maio de 2022
Reprodução/EPTV
Obra para tirolesa na Lagoa do Taquaral em maio de 2022
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
a
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *